Como acalmar um cão apavorado

Escrito por daryn edelman | Traduzido por marcos silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como acalmar um cão apavorado
Treinamento de cães (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Treinar um cão para se sentar, executar truques ou não ter medo de algo segue as mesmas regras básicas de ser consistente, paciente e criativo. Para acalmar um cão é necessário que você entenda o que está fazendo ele se desesperar e trabalhar com o cão para comportar-se corretamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Voz calma, suave
  • Autoritária voz de comando
  • Brinquedo favorito do seu cão, comida ou ruído
  • Cerca de 15 minutos por dia até que o treinamento esteja completo

Lista completaMinimizar

Instruções

    Identifique o problema

  1. 1

    Determine exatamente o que está assustando o cachorro. Você pode pensar que o cão está com medo de estranhos na casa, mas ele está, na verdade reagindo à campainha. Os cães agem de forma diferente toda hora que seu ambiente é alterado. Se você trouxe uma nova planta, mobília nova, ou se houver construção ou algo de novo em casa, o cão pode estar reagindo a isso. Você pode ter um cheiro estranho. Se você estiver carregando um objeto grande em suas mãos, o cão pode ficar assustado.

    Como acalmar um cão apavorado
    Várias coisas modificam o comportamento de um cão (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)
  2. 2

    Pense nos fatores comuns que fazem com que o seu cão tenha medo, e anote todas as exceções. Se você ver seu cão com medo de estranhos, investigue se ele só reage quando toca a campainha. Seu cão está com medo de um certo estranho, mas não de outros? É possível que a pessoa possa ter um cão em casa, e seu cão está reagindo ao cheiro de outro cachorro.

    Como acalmar um cão apavorado
    Pense nos fatores que possam causar medo em seu cão (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)
  3. 3

    Experimente com vários fatores até que você possa determinar o que, quando, quem e como tal coisa é assustadora para seu cão. Será que ele late apenas para os hóspedes que estão usando chapéus? Será que ele late para os cães só se eles são maiores do que ele? Será que ele se esconde quando a música é tocada em um certo volume? Depois de ter determinado a causa única para o medo do seu cão, então você pode começar a treinar.

    Como acalmar um cão apavorado
    Determine a causa única (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

    Treinamento

  1. 1

    Pense em como simular o que o assustou. Se ele está com medo de cães, fique online e obtenha um clipe de áudio de um cachorro latindo. Se ele corre e se esconde quando os convidados chegam, peça a um amigo para ajudar ou pegue emprestado a roupa de alguém que lhe dará outro "cheiro" e engane o seu cão de forma que ele pense que você é um estranho.

    Como acalmar um cão apavorado
    Encontre uma forma de simular a causa do medo (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)
  2. 2

    Digamos que você tenha identificado a campainha como a causa do seu medo. Coloque o seu cão sentado onde ele possa ouvir a campainha. Toque a campainha e dê um comando simples, como "Não" ou "Fica". Espere até que ele pare de latir e dê-lhe uma recompensa, como carne, frango ou alguma comida que ele goste. Se sua reação é fugir, traga-o de volta para o local e dê-lhe uma recompensa. Toque a campainha novamente, deixe-o correr, traga-o de volta e alimente-o.

    Como acalmar um cão apavorado
    Dê recompensas para os bons comportamentos (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)
  3. 3

    Segure o cão (para ele parar de correr) ou feche a sua boca (para ele parar de latir), se não houver perigo de você ser mordido ou arranhado. Quando você sentir que ele não quer mais correr ou latir, dê-lhe a recompensa.

    Como acalmar um cão apavorado
    Mantenha o cão sobre ação da causa do medo até que ele acostume (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)
  4. 4

    Desligue seu telefone celular. Certifique-se de que não há ruídos que distraiam ou pessoas entrando e saindo. Este deve ser o tempo que você dedica ao treinamento. Se você começar a treinar e seu telefone tocar, outras pessoas entrarem e acariciarem o cão ou distrai-lo, o treinamento não será eficaz.

    Como acalmar um cão apavorado
    Não deixa que haja distrações (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)
  5. 5

    Use uma voz de comando para dar uma ordem, e use um tom de voz calmo, com um monte de elogios quando o cão age corretamente. Paciência e calma são muito importantes para treinar um cão. O modelo básico é que você simule a única coisa que faz com que o cachorro tenha medo, dê o comando e quando ele obedecer, dar um reforço positivo.

    Como acalmar um cão apavorado
    Use reforços positivos (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)
  6. 6

    Faça sessões de treino que durem cerca de 15 minutos. Se você está frustrado ou com raiva, o cão vai perceber isso e não reagirá bem. Como fazer exercício ou criar um filho, você tem que repetir a mesma ação várias vezes até que o cão aprenda. Após o treinamento, vá ao parque ou brinque, assim o cão irá associar o aprendizado com diversão.

    Como acalmar um cão apavorado
    Leve o cão para se divertir (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Você pode estar ciente de outras ferramentas além de comida que façam com que o seu cão permaneça imóvel ou fique calmo. Alguns cães reagem bem à música, aromas, um brinquedo especial, uma forma particular de coçar ou acariciar. A técnica básica é a mesma em que você coloca o cão em um ambiente controlado, gentilmente coloca o item que o assusta e segue imediatamente com o estímulo de comando e, em seguida, o reforço. Para os cães que são mais velhos, geralmente é mais difícil de mudar seu comportamento. Há treinadores profissionais de cães que poderiam trabalhar com o seu cão ou você e seu cão podem frequentar aulas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível