Mais
×

Como acalmar uma criança de 5 anos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Crianças de cinco anos estão descobrindo a si mesmas, o mundo e como tudo funciona. Por isso, elas testarão os limites com frequência para ver o quão longe podem ir. Parte de ser um bom pai é ensiná-las como manejar suas emoções e mostrar-lhes, pelo exemplo, o que é apropriado e o que não é. Se você tem uma tendência a gritar e brigar em público, então elas estarão suscetíveis a fazer o mesmo. Se quer que seus filhos sejam felizes e equilibrados, uma das coisas mais importantes é ensinar-lhes modos construtivos de lidar com seu estresse.

Instruções

Ensinar seu filho como permanecer calmo é uma parte importante de ser um bom pai (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Descubra o motivo pelo qual seu filho está transtornado. Pode ser alguma coisa facilmente remediável, como fome, sede ou algum machucado. Ajude-o a encontrar uma solução para o problema.

  2. Seja firme ao disciplinar seu filho de cinco anos. Se ele estiver brigando como um modo de manipulação para dar algo, não ceda. Se ceder, mostrará à criança que se ela gritar e chorar o suficiente, irá ganhar o que quer. Se funcionar alguma vez, ela continuará agindo assim.

  3. Ensine ao seu filho como controlar suas emoções. Quando ele estiver muito transtornado, peça para que feche os olhos e respire fundo dez vezes. Diga-lhe para se imaginar em um ambiente tranquilo como uma praia ou parque. Pratique este método de meditação com a criança diariamente e ele eventualmente desenvolverá uma mente mais calma. Comece com cinco minutos e lentamente vá levando a meditação até 15 a 30 minutos diários.

  4. Mande seu filho para o quarto quando estiver bravo. Com uma voz firme, diga para não voltar até que ele se acalme. Converse com a criança quando ela estiver calma. Diga-lhe que brigar quando se está zangado não vai ajudar em nada.

  5. Treine seu filho para se expressar de modo construtivo quando estiver transtornado. Ao invés de brigar e fazer bagunça, ensine-o a escrever suas emoções em um diário. Ele também pode expressá-las através de desenhos ou uma atividade física, como dar socos em um saco de pancadas, correr ou nadar.

  6. Mostre ao seu filho como ele parece quando está bravo. Filme-o quando estiver brigando, e depois mostre o vídeo quando ele estiver mais calmo. Pergunte â criança o que ela faria com uma pessoa agindo dessa maneira. Não o critique, mas faça com que ele perceba que não é apropriado agir de forma agressiva com outras pessoas.

  7. Dê recompensas ao seu filho quando ele se comportar bem e com calma. Ao demonstrar autocontrole emocional, dê-lhe um elogio com um abraço, um beijo e às vezes um presente ou algo que goste. Isso é chamado de reforço positivo e ensinar a criança a ter autodisciplina emocional.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article