Mais
×

O que acontece quando arrancamos um fio de cabelo branco?

Atualizada April 17, 2017

Fio de cabelo branco é algo que todos apresentam em algum momento da vida, mas nem todo cabelo branco aparece com a idade mais avançada. Algumas pessoas jovens de 20 anos apresentam cabelos grisalhos prematuramente, enquanto outros podem não tê-los até chegarem aos 40 e poucos anos.

Cabelos grisalhos naturais (father and daughter image by Igor Negovelov from Fotolia.com)

Opinião de especialista

Biologicamente falando, a pigmentação natural do fio de cabelo é a mesma para todo ser humano. Os folículos capilares possuem melanócitos, que são células responsáveis pela produção de melanina. A melanina determina o nível e o tipo de pigmentação e cor de cabelo. Os cabelos de todos são naturalmente brancos ou claros. Quanto mais melanina é encontrada nos folículos capilares, mais escuro é o cabelo. Conforme envelhecemos, os folículos capilares começam a produzir menos melanócitos e o cabelo retorna ao aspecto natural com cor transparente.

Cabelo natural transparente (Ice eyes with white hairs image by UBE from Fotolia.com)

Significância

A lenda antiga de que ao se arrancar um pelo branco, dois nascerão no lugar é falsa. Arrancar um fio branco significa que o cabelo foi removido e irá crescer novamente grisalho, pois a melanina daquele folículo em particular já está reduzida.

Arrancar fios grisalhos (man with tweezers image by MAXFX from Fotolia.com)

Enganos

Por ser relacionado à redução da produção de melanócitos e melanina, a pintura do cabelo pode ser mais difícil, em comparação ao tingimento de cabelos com altos níveis de melanina. O fio grisalho está na moda -- até mesmo Lady Gaga e outras celebridades pintaram os cabelos de prata.

O cabelo branco está na moda (whie hair woman and white cat image by Xavier MARCHANT from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article