Mais
×

A história do gel de cabelo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O gel de cabelo foi inventado como uma utilidade para o cabelo e estilo quase um século atrás. Através dos anos, os ingredientes e os diferentes tipos de estilos têm mudado. Mas o principal propósito do gel de cabelo nunca mudou, e continua ganhando popularidade com a diversidade de tipos de cabelos, com penteados leves ou exagerados, despojados ou formais, e até géis especiais para as diferentes cores e grossuras de cabelos.

Através dos anos, os estilos têm mudado (Image Source/Photodisc/Getty Images)

História

Antes do gel de cabelo ser inventado, os homens usavam substâncias como vaselinas, óleo de milho e óleo de macassar. Em Birmingham, Inglaterra, 1929, uma empresa chamada Chemico Words decidiu comercializar um produto chamado Brylcream, o qual foi inventado no ano anterior. A Chemico Works era conhecida por criar produtos fortes de limpeza para a cozinha e para a casa. O Brylcream, ou "brill cream", era usado para manter os cabelos penteados e no lugar. Era o primeiro gel de cabelo no mercado de consumo. O apelo por trás do produto era que o consumidor colocasse um pouco do gel entre suas palmas, esfregasse uma na outra e enfim estaria apto a arrumar o cabelo como quisesse. Após ganhar popularidade por toda a Inglaterra e Europa, foi para a América do Norte e rapidamente se espalhou como um elegante produto para estilizar o cabelo. Os homens e as mulheres usavam, e a Chemico Works desenvolveu diferentes tipos de géis para cabelo especificados por gênero. Através dos anos, outras companhias começaram a vender produtos de cabelo para as massas e o mercado evoluiu para o que é atualmente.

A Chemico Works lançou, em 1929 um produto criado no ano anterior chamado Brylcream

Importância

O gel de cabelo foi criado para que os homens pudessem manter seus penteados intactos, ao passo que dá ao cabelo uma aparência brilhosa. O visual brilhante e "úmido" foi popular nos estilos de cabelos masculinos de 1920 a 1960, quando o estilo mais elegante tornou-se o "seco". O gel de cabelo tornou-se mais popular em 1980, quando os penteados de cabelo mais rígidos vieram a tona. O gel de cabelo e outros produtos sempre foram significativos para as culturas por décadas devido a seus objetivos estéticos.

Tipos

As companhias começaram a comercializar diferentes tipos de géis no final dos anos 30, visando mulheres e homens. Nos anos 80 e 90, o gel de cabelo estava sendo criado pelas companhias de todas as maneiras, desde gel à consistência líquida, em forma de spray, ou cera grossa, dependendo do tipo de fixação que as pessoas queriam em seus cabelos. Dúzias de companhias trabalharam duro para criar produtos superiores especialmente para cabelos, ao passo que muitas mais continuaram a criar apenas géis de cabelo. Há géis de cabelo disponíveis para diferentes etnias, tipos de cabelo e até mesmo cores. Os principais tipos de géis para cabelo usados hoje variam de géis a spray líquido, pomadas, ceras, cremes e soros - todos usando óleo, cera ou vaselina para aparentar um estilo fácil e elegante, e todos contendo diferentes quantias dos compostos para dar maior ou menor fixação.

As companhias trabalharam duro para criar produtos de cabelo superiores aos géis comuns

Função

O gel de cabelo é usado para homens ou mulheres criarem um estilo de cabelo suave ou exagerado. Os estilos incluem trazer o cabelo para trás, esticar o cabelo reto para cima em um estilo moicano, mantendo as ondulações no lugar ou mantendo o cabelo reto, fazendo o cabelo ter um estilo mais despojado (despenteados mas elegantes, como se a pessoa tivesse recentemente levantado), franjas jogadas para o lado, estilos formais ou punks e muitos, muitos mais. Você pode usar muito ou pouco do produto de acordo com sua preferência, dependendo de quanto cabelo estiver sendo trabalhado.

Você pode usar muito ou pouco do produto, dependendo de como quiser manter seu cabelo

Recursos

Nos anos 20, o gel de cabelo era originalmente produzido por uma emulsão de água e óleo mineral, e engrossada com um tipo de cera, como a das abelhas. Atualmente, o gel de cabelo é composto por diversas fragrâncias, hidróxido de cálcio, sulfato de magnésio, ácido esteárico e BHT. Polímeros catiônicos são os principais componentes dos géis de cabelo, uma vez que os polímeros de carga positiva causam um esticamento e tornam o gel mais flexível e eficaz.

Nos anos 20, a fórmula dos géis continha cera de abelha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article