Mais
×

O que acontece com uma vaca quando ela não come sal suficiente?

Atualizado em 17 abril, 2017

Vacas são geralmente vistas lambendo um grande bloco de sal. Esses blocos não são completamente feitos de sal e são usados para suplementar a nutrição das vacas e manter uma saúde ótima. Embora um bloco de sal não seja necessário para todas as vacas, é uma forma para os fazendeiros garantirem que seu gado está saudável e se desenvolvendo corretamente. Se as vacas estiverem com falta de alguns minerais elas podem desenvolver deficiências que podem levar a problemas de saúde.

Fotógrafos de animais usam os blocos de sal para atrair os animais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Deficiência de selênio

Um mineral comum encontrado nos blocos é o selênio. O selênio funciona protegendo o tecidos de danos metabólicos e fortalece o sistema imunológico. Uma deficiência de selênio geralmente leva a uma síndrome conhecida como a doença do músculo branco e pode ser fatal em um gado jovem. A falta de selênio também é atribuída à infertilidade das vacas. Outras doenças incluem cistos no ovário, morte tardia do embrião e retenção de membrana fetal.

Deficiência de iodo

Iodo é outro mineral essencial para a saúde do gado. A deficiência de iodo leva a redução nas funções da tireoide, o que resulta em fraqueza e mortes nos bezerros. O bezerro pode nascer saudável, mas não consegue fazer a transição de saudável no ventre para um bezerro forte e respirando no lado de fora. A falta de iodo também causa abortos tardios e natimortos.

Deficiência de cobalto

A deficiência de cobalto afeta os bezerros mais do que o gado adulto. Ela resulta em falta de apetite, falha no crescimento e anemia. Embora as vacas adultas sejam mais resistentes à deficiência, elas podem produzir filhotes menos viáveis, o que torna este mineral essencial.

Deficiência de cobre

A deficiência de cobre é mais facilmente vista nos bezerros como uma redução da pigmentação de bezerros de couro escuro. A deficiência de cobre pode causar diarreia e o espessamento das articulações. Em casos extremos, pode causar infertilidade e morte repentina. No entanto, suplementar demais os bezerros com cobre através dos blocos de sal pode causar envenenamento de cobre o que também pode ser fatal.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article