Quando um adaptador de laptop não está funcionando

Escrito por todd bowerman | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando um adaptador de laptop não está funcionando
Solução de problemas de adaptadores AC (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um adaptador de laptop que não funciona pode causar grandes problemas, especialmente se a bateria do computador estiver baixa. Além de impedi-lo de fazer o seu trabalho, ele também pode provocar choques elétricos ou risco de incêndio. Resolver problemas com um adaptador que não está funcionando pode ser difícil, pois existem vários fatores que podem estar com falha se o computador não estiver recebendo energia. Se você está sem mais opções, aqui estão algumas dicas para ajudar a fazer o seu laptop voltar a funcionar.

Outras pessoas estão lendo

Função

Os computadores portáteis usam uma bateria, ou CC, que significa corrente contínua e refere-se à forma que a corrente flui da fonte. A corrente direta é basicamente um fluxo contínuo e constante de energia. O adaptador que veio com o laptop é conhecido como um adaptador CA, que converte a corrente alternada fornecida pela sua tomada de parede, para a corrente contínua que é necessária para fazer o laptop funcionar. A corrente alternada não flui como um fluxo contínuo.

Problemas no cabo

Uma grande causa de falhas de um adaptador portátil é a ondulação no cabo. Isso pode ocorrer quando uma cadeira de escritório com rodinhas rola sobre o cabo em uma superfície dura. O condutor pode eventualmente quebrar sob a tensão de ser pressionado. Se o cabo ou o isolamento não estiver cortado completamente, você pode não ver onde o curto ocorreu. Como a maioria dos adaptadores inclui LEDs que acenderão quando o dispositivo está conectado, um bom indicador de que há um curto seria um LED apagado. Toda vez que o adaptador tiver cortes no isolamento do cabo, ou estiver com partes do isolamento faltando, ele deve ser substituído imediatamente. Fios descascados implicam em risco de choques graves ou fatais, bem como risco de incêndio. Não tente reparar o seu adaptador CA. Entre em contato com o fabricante do laptop ou vendedor para encontrar informações sobre a troca do adaptador.

Problemas na fonte

A parte do seu adaptador que faz todo o trabalho é coloquialmente conhecida como a fonte. Esta é uma caixa pesada que é conectada por um cabo permanente e um outro que pode ser removido. A fonte, apesar do seu peso, contém alguns componentes delicados e podem ser danificados facilmente se ela cair de uma altura considerável. De um modo geral, se a fonte para de funcionar, o LED que indica energia não acende. Se essa parte do adaptador não estiver funcionando, você terá que substitui-lo. Entre em contato com o fabricante do laptop ou o vendedor para pedir informações sobre a troca do mesmo.

Problemas no computador

O ponto em um computador no qual o adaptador se conecta não costuma falhar, mas sendo soldado à placa-mãe com pouco suporte, ele pode quebrar. Se o seu computador liga apenas de forma intermitente, ou se você tiver que "mexer" o adaptador para conseguir ligá-lo, há uma boa possibilidade de que a entrada de energia do computador esteja quebrada. Esse não é um conserto fácil ou rápido; você pode precisar fazer a substituição de toda a placa-mãe, dependendo do modelo do computador. Um técnico deve ser capaz de diagnosticar o problema e dar uma cotação de preço para o reparo. Em alguns casos, pode não valer a pena o preço do conserto.

Solução de problemas

A maneira mais fácil de testar o adaptador é ligá-lo. Além do LED do dispositivo deve haver um LED adicional no computador para indicar que ele está recebendo energia da tomada. Se nenhum dos LEDs acenderem, então definitivamente existe um problema de energia. Caso você possua um adaptador idêntico e sabe que ele está funcionando, conecte-o ao seu computador. Se o computador receber energia com o novo adaptador, então um novo dispositivo é a solução. Se o laptop não recebe alimentação do adaptador, provavelmente há um problema com o computador. Nesse ponto, recomenda-se que o laptop seja levado a um técnico para um diagnóstico mais preciso.

Avisos

Nunca tente fazer adaptações por conta própria, devido a riscos de choques, incêndio e danos ao computador. Não use o adaptador de outro computador se não for do mesmo modelo ou marca, mesmo se ele tiver o mesmo encaixe. Combinar voltagens de entrada e saída pode danificar o computador, o adaptador, ou ambos. Entre em contato com o fabricante do laptop ou vendedor para encontrar informações sobre a troca da pela.

Considerações

Se você não consegue encontrar um adaptador compatível para a troca, é possível comprar um modelo universal que possui múltiplas pontas que podem ser trocadas. Será preciso encontrar uma que tenha a mesma voltagem do seu adaptador original, e deve também incluir uma tensão de saída correspondente ou comutável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível