×
Loading ...

Como adicionar óleo ao sistema de ar condicionado de um veículo

Atualizado em 21 novembro, 2016

O sistema de ar condicionado precisa de óleo para funcionar corretamente, sendo o compressor o único componente que usa lubrificação interna. Ao substituir o compressor, é preciso preencher o novo com óleo a menos que o fabricante diga que ele já vem com óleo de fábrica. Quando fizer uma limpeza no sistema de ar condicionado, deve colocar óleo novo. Sempre substitua o secador ou acumulador ao trocar o compressor ou limpar o sistema.

Instruções

Ao trocar o compressor, encha-o com óleo (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Abra a tampa do óleo do compressor com o soquete apropriado. Se seu compressor não possuir uma tampa de óleo, encha pelas linhas de sua traseira, onde o coletor se encaixa.

    Loading...
  2. Coloque a quantidade correta de óleo no compressor. Cada modelo vem com instruções que indicam o volume de óleo. Caso seja o tipo de compressor que recebe pelas linhas na traseira, as instruções dirão se ele deve ser enchido pelo lado baixo, pelo lado alto ou por ambos. Nesse caso, você deve precisar completar o óleo de uma certa forma explicada nas instruções.

  3. Reinstale a tampa do óleo ou cubra os buracos das linhas traseiras com um pano limpo. Ligue o compressor por 20 minutos para que o óleo vá para a frente do compressor, molhando a junta. Caso você não a molhe, ela vazará.

  4. Instale o compressor de acordo com o processo específico do seu veículo. Assegure-se de que a área do compressor esteja livre de detritos antes de ligar o coletor e as linhas.

Loading...

Aviso

  • Se não seguir os procedimentos da sua marca de compressor, seu sistema não funcionará corretamente.

O que você precisa

  • Conjunto de soquetes
  • Panos limpos
Loading ...
Loading ...