Como afinar uma flauta

Escrito por ehow contributor | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como afinar uma flauta
Afine uma flauta

Como afinar uma flauta. Até mesmo o mais experiente dos flautistas irá soar mal se a sua flauta estiver desafinada. Diferente de muitos outros instrumentos, você precisará considerar muitas variáveis para tocar uma flauta afinada. Você deve prestar não só bastante atenção a afinação física do instrumento, mas também à sua posição natural de tocar e a sua embocadura (ou posicionamento dos lábios).

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Passo a Passo

  1. 1

    Determine a sua base de afinação. A opção mais confiável e portátil é um afinador eletrônico. Você também poderá usar um piano ou outra flauta. Entretanto, sendo eles mesmos instrumentos em si, também estarão susceptíveis a problemas com a afinação. Se você planeja tocar acompanhado de um piano e o piano está razoavelmente afinado, é melhor afinar de acordo com o piano.

    Como afinar uma flauta
    Você pode usar como base um afinador eletrônico, piano ou outra flauta. (piano image by Pefkos from Fotolia.com)
  2. 2

    Toque um Si bemol ou Lá. Essa é uma nota que você tocará na maioria das peças de concertos, independente da clave.

    Como afinar uma flauta
    Toque as notas Si bemol ou Lá. (beautiful woman playing flute image by Galina Barskaya from Fotolia.com)
  3. 3

    Ajuste a junta da cabeça para dentro ou fora, dependendo do que o afinador diga. Se o som está bemol, empurre a junta da cabeça para dentro, para fazer o som ficar mais agudo. Se o som está sustenido, empurre a junta da cabeça para fora, para fazer o som ficar mais grave.

    Como afinar uma flauta
    Ajuste a junta da cabeça de sua flauta para um som mais grave ou agudo. (Flute image by lingill from Fotolia.com)
  4. 4

    Afine o seu estilo de tocar. Toque uma escala ou uma peça e preste atenção ao afinador. Se você notar que está tendendo para ser bemol ou sustenido, ajuste a sua posição de tocar no prato de embocadura. Se o seu tom acaba sendo mais bemol, você deve estar girando a sua flauta mais do que o necessário, e deverá girá-la para lnoge dos lábios. Se o seu tom é mais sustenido, você deve estar girando a flauta para fora e precisa girá-la de volta para dentro, para cobrir mais do prato de embocadura com os seus lábios.

    Como afinar uma flauta
    O modo como você toca o instrumento interfere na afinação. (woman playing flute image by GeoM from Fotolia.com)
  5. 5

    Altere o seu estilo dependendo das notas. Até mesmo na posição e afinação perfeitos, algumas notas podem parecer estranhas. Com as notas mais graves, a coluna de ar dentro da flauta é mais longa do que com as notas mais agudas. Então você poderá precisar assoprar levemente mais forte para alcançar as notas mais graves no tom correto.

    Como afinar uma flauta
    Notas mais graves exigem mais ar do que as agudas, altere seu estilo conforme a nota. (2 mains ,une flute image by danimages from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • A melhor maneira de tocar afinado mais consistentemente, é praticar enquanto presta atenção na sua afinação. Até mesmo se usar a mesma flauta que foi fisicamente afinada exatamente da mesma maneira, você pode tocar mais acima ou abaixo do tom de um dia para o outro, dependendo da sua postura de tocar, o quanto os seus lábios estão tensos, e outros fatores. Quando se pratica a tocar afinado o suficiente, os pequenos ajustes que deverão ser feitos ao girar ou ajustar a técnica de tocar deverão parecer muito pequenos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível