Ajuda com arquivos sequenciais na programação em Java

Escrito por g.s. jackson | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ajuda com arquivos sequenciais na programação em Java
Java permite ler e escrever arquivos sequenciais facilmente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A linguagem de programação Java contém várias bibliotecas e objetos de dados usados para gerenciar diferentes classes de entradas e saídas. Estas formas de saída podem ser tomadas pela entrada do usuário ou por arquivos armazenados no computador. A entrada e saída normalmente fazem-se por meio de "arquivos sequenciais" de dados que contêm algum texto. Ao usar objetos "File" e vários fluxos de entrada e saída em Java, o programador pode ler e escrever arquivos sequenciais no disco rígido.

Outras pessoas estão lendo

Arquivos sequenciais

Os arquivos sequenciais são o que o nome indica: arquivos que armazenam dados de forma sequencial. Os arquivos de texto são o exemplo perfeito, pois o texto é escrito e lido de forma linear desde o início até o final. Embora os arquivos possam ser lidos a partir de uma posição aleatória dentro deles, foram pensados para trabalhar como padrões sequenciais de dados. Os programas de Java geralmente os leem linha a linha, ou leem cada arquivo completo por vez.

Arquivos de Java

Sendo uma linguagem orientada a objetos, Java trata os arquivos sequenciais como objetos "File", incluindo a classe "FileReader". Estes objetos gerenciam as referências a arquivos e as operações para o programador. Depois de criado, um objeto FileReader pode ser passado para outra classe Buffer, como por exemplo BufferedReader ou BufferedWriter, que permite ao usuário ler e escrever no arquivo normalmente. O seguinte exemplo ilustra o uso do objeto FileReader.

File f = new File("test.txt"); FileReader reader = new FileReader();

Leitura de arquivos em Java

O programador lê um arquivo sequencial através de um objeto FileReader, que é passado para um objeto BufferedReader. Este último, quem agora controla o arquivo, dá ao programador acesso a métodos para ler caracteres ou linhas enteras do arquivo facilmente. Através do BufferedReader, o programador lê o arquivo sequencialmente, na maioria das vezes linha por linha, como no seguinte exemplo:

File f = new File("teste.txt"); FileReader reader = new FileReader(f);

BufferedReader br = new BufferedReader(reader); String text_line = br.readline();

Escrita de arquivos em Java

Da mesma forma que o objeto FileReader lê arquivos sequenciais, o objeto FileWriter escreve neles. Co-operando com o objeto BufferedWriter, o programador escreve nos arquivos de forma sequencial, de forma similar a digitar um texto em um editor, permitindo ao usuário, ou programa, escrever informação da sessão, ou o estado do programa, em um arquivo de texto, para armazenar os dados a longo prazo. O seguinte exemplo detalha o uso dos objetos FileWriter e BufferedWriter:

String output = "Texto para arquivo de saida";

File f = new File("file2.txt"); FileWriter fw = new FileWriter(f); BufferedWriter bw = new BufferedWriter(fw);

bw.write(output); bw.close();

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível