Vida

Como ajudar estudantes do ensino fundamental a definir metas para a vida

Escrito por ronda levine | Traduzido por vitcho ferroni
Como ajudar estudantes do ensino fundamental a definir metas para a vida

Se os alunos têm um alvo, eles estarão mais propensos a atingi-lo

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Definir metas para a vida é uma parte importante para ser bem sucedido. Ao trabalhar com estudantes do ensino fundamental, é importante ensiná-los desde como planejar seus objetivos até os passos que eles terão que seguir para alcançar suas metas. Relacionando metas e ações, os alunos podem ver a correlação direta entre o que eles precisam fazer agora para conseguir chegar onde eles querem estar no futuro. Não é difícil ensinar os estudantes a definir metas para a vida.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel
  • Lápis ou canetas
  • Marcadores
  • Giz de cera
  • Lápis de cor

Lista completaMinimizar

Instruções

    Permita que os alunos sonhem

  1. 1

    Faça os estudantes fecharem os olhos e imaginar suas vidas quando eles tiverem 50 anos. Peça à eles que visualizem respostas para perguntas como esta: Aos 50 anos, como é a minha vida? Que tipo de emprego eu tenho? Como é a minha casa? Faça com que os alunos visualizem seus futuros por 5 minutos.

  2. 2

    Faça-os escrever sobre o que eles viram durante a atividade de visualização. Você pode realizar isso como uma atividade livre de escrita de 5 a 10 minutos. De outro modo, você pode fazer com que os alunos desenhem as cenas de suas vidas.

  3. 3

    Convide os alunos a compartilharem suas visões com a classe. Certifique-se de não criticar ou oferecer sugestões sobre seus sonhos para o futuro nesse momento.

  4. 4

    Deixe claro que, para conseguir chegar de onde eles estão para aquele momento no futuro, eles deverão tomar decisões que os ajudarão a fazer isso. Isso é o que Stephen Covey chama de "Começando com o final em mente". Sabendo pra onde nós queremos ir, podemos determinar o melhor curso de ação para chegar lá.

    Escrevendo as metas

  1. 1

    Faça com que os estudantes listem os vários papeis que eles interpretam. Por exemplo, uma aluna pode escrever que ela é uma estudante, uma amiga, uma filha, irmã e assim por diante. Esses papeis devem ser baseados em como as coisas são atualmente.

  2. 2

    Faça com que eles listem papeis que eles gostariam de interpretar um dia. Talvez um aluno possa desejar ser um advogado ou um ativista. Esses papeis devem ser baseados nas visões que os estudantes escreveram a respeito na atividade anterior.

  3. 3

    Para cada um dos papeis que os estudantes individualmente registraram, faça com que os alunos escrevam entre uma e três metas o que eles gostariam de realizar naquele papel. Para metas baseadas em papeis futuros, você pode perguntar aos alunos do que eles acreditam que precisarão para manter aquele papel.

  4. 4

    Faça com que os alunos olhem para suas metas e relembre-os que boas metas são ESMERA. ESMERA é um acrônimo para "específico, mensurável, estabelecido, realista e atadas ao tempo". Por exemplo, se um estudante gostaria de participar de mais atividades com sua irmã, então a meta ficaria assim: "eu gostaria de passar pelo menos um dia por mês jogando jogos de tabuleiro com minha irmã mais velha antes dela ir para a faculdade."

  5. 5

    Faça com que os alunos passem por seus objetivos. Cadas estudante deverá escolher entre três a sete metas para focar no próximo ano.

    Transformando metas em ação

  1. 1

    Faça com que os alunos escolham uma meta que eles gostariam de transformar em um série de ações. Que passos eles precisarão dar para atingir aquela meta? Os estudantes devem trabalhar da ação mais próxima para a conquista da meta a ação que está mais próxima de onde eles estão agora.

  2. 2

    Será que uma ação ou passo requer mais divisões para se tornar mais administrável? Por exemplo, em uma meta como "tirar um A na aula de inglês esse semestre", poderão haver projetos associados com a meta. Se houver um projeto de pesquisa envolvido, isso precisará ser dividido em mais passos para aquele projeto.

  3. 3

    Faça com que os alunos programe todas as ações divididas das metas. Quando você lerá aquele livro? Quando você irá falar com a sua irmã sobre jogar jogos de tabuleiro? Quando você irá à biblioteca para pesquisar? Programar ações que levarão à realização dos objetivos, fará com que os alunos fiquem mais propensos a obterem sucesso em fazer seus sonhos virarem realidade.

Dicas & Advertências

  • Divulgue essa oficina de definição de metas durante três dias, ou realize a lição em um tarde.
  • Faça com que os estudantes definam metas para o semestre, e depois discuta se os estudantes atingiram as metas definidas para o fim do semestre ou não. Durante esse evento, peça que os alunos descreva o que funcionou e o que não funcionou para eles.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media