Alcalinidade e pH no cultivo de algas

Escrito por kyra sheahan | Traduzido por rodrigo leite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alcalinidade e pH no cultivo de algas
Algas crescem em águas mais ácidas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Caso esteja mantendo uma piscina, lago ou outro local com água, é importante saber sobre o equilíbrio do pH e alcalinidade e a relação com o crescimento de algas. O equilíbrio do pH é uma análise da acidez ou basicidade da água. Alcalinidade refere-se à estrutura da água e à sua capacidade de manter um equilíbrio de pH neutro. Também determina o crescimento de algas, uma vez que a ausência de alcalinidade fará as algas desenvolverem-se.

Outras pessoas estão lendo

Estabilidade

Uma alcalinidade maior é necessária para criar um ambiente estável em água com um balanço de pH neutro, de acordo com a University of Rhode Island. Quando a água contém um nível de alcalinidade mais elevado, isso significa que ela é capaz de neutralizar os compostos mais ácidos, como algas, a fim de manter um ambiente mais apropriado para animais e plantas aquáticas. Menores níveis de alcalinidade, no entanto, fazem o ácido acumular-se em um ambiente aquático, desviando, assim, o equilíbrio do pH para um nível mais ácido, que proporciona o crescimento de algas.

Controle

A quantidade de alcalinidade encontrada em um ambiente aquático pode ser controlada por determinados fatores ambientais. Por exemplo, a alcalinidade é afetada pelo solo, minerais, rochas e plantas. O calcário é um exemplo de uma rocha mineral que pode ajudar a aumentar a alcalinidade da água para se livrar do crescimento de algas, pois a pedra calcária é constituída por carbonato de cálcio, o que ajuda a produzir alcalinidade. Por sua vez, uma acumulação de ácido no tanque ou lagoa diminuirá a presença de carbonato de cálcio ou calcário. Para chegar a um equilíbrio para um ambiente aquático particular, avalie o tipo de elementos geológicos que estão presentes dentro e ao redor da água.

Acidez

A acidez torna o ambiente confortável para as algas crescerem, pois dá à água um equilíbrio de pH mais baixo. As algas, por sua vez, crescem como resultado da fotossíntese e baseia-se nos ácidos minerais no ambiente aquático para realizá-la. A chuva ácida pode ajudar no crescimento de algas, pois tem um equilíbrio de pH mais ácido. No entanto, de acordo com a University of Southern California, nem todos os tipos de algas são suscetíveis ao crescimento causado pela chuva ácida.

Meça a alcalinidade

Você poderá medir a alcalinidade tomando uma amostra de água. Tecnicamente, ela é medida com base na quantidade de ácido necessária para trazer o pH de uma amostra de água até 4,2 na escala de pH. Após a amostra ser recolhida e colocada em um tubo de ensaio, o ácido sulfúrico é colocado nela e o equilíbrio de pH é testado para ver quanto do ácido foi necessário para elevar o nível de pH. Se precisar de mais gotas para elevar o nível da água para 4,2, significa que existe um nível elevado de alcalinidade na água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível