Algas marinhas e iodo

Escrito por michelle wright | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Algas marinhas e iodo
A alga Kelp é uma fonte primária de iodo (Mountain on a background of picturesque seaweed of ocean image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

A alga Kelp é um alimento abundante e comestível da família das algas. Ela cresce em fontes de água doce e salgada ao redor do planeta. Com mais de 80 nutrientes importantes, essa alga é considerada um "super alimento" e está ganhando popularidade devido aos seus benefícios para a saúde. O iodo é um dos nutrientes elementares encontrados em algas e outros vegetais marinhos. Segundo o Conselho Internacional para o Controle da Deficiência de Iodo, o iodo é um componente necessário de hormônios da tireoide e, portanto, é essencial para a vida.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Crescendo extensivamente ao longo da costa norte do Pacífico, as florestas de algas consistem de dois tipos primários: algas Kelp e algas gigantes. Elas podem alcançar 30 metros de comprimento, e as algas Kelp podem crescer mais de 25 centímetros por dia, de acordo com o National Marine Sanctuary. Fuco e alga norueguesa são duas variedades encontradas na região do Atlântico Norte. Por uma perspectiva de saúde, as formas de iodo que estão disponíveis na natureza ou antibacterianas -- iodeto de potássio, iodeto e iodo -- são as mais importantes.

Importância

Assim como outros vegetais marinhos, a Kelp é uma das melhores fontes de iodo da natureza. De acordo com o Dr. Lee Jong-wook, ex-diretor geral da Organização Mundial de Saúde, a deficiência de iodo é um grande problema à saúde e ao desenvolvimento das pessoas por todo o mundo, especialmente em crianças pequenas e mulheres grávidas. Se a grávida não tem iodo suficiente na sua dieta, o feto corre sérios riscos de dano cerebral.

Benefícios

Os benefícios das algas e do iodo incluem melhora da saúde em geral, o que melhora a qualidade de vida. Em seu livro, "Fighting Radiation with Foods, Herbs and Vitamins", o médico naturopático Steven Schechter diz: "Não existe uma família de alimentos mais protetores contra a radiação e poluentes ambientais do que os vegetais marinhos". Além de iodo, a alga Kelp é uma excelente fonte de cálcio, magnésio, ferro, folato, riboflavina, acido pantotênico e vitaminas do complexo B. O notável benefício do iodo é ajudar a glândula tireoide, permitindo que ela exerça várias funções na regulação dos hormônios corporais, do metabolismo e nos níveis de glicose, entre outros.

Fontes alimentícias

Formas simples de adicionar algas Kelp e iodo na sua dieta diária é ingeri-los em cápsulas, que são vendidas em mercados de comida natural; em sopas contendo algas Kelp; e em suplementos de iodo, que são também encontrados em mercados de comida natural e lojas de vitaminas. O vegetais marinhos, incluindo essa alga, estão cada vez mais disponíveis em mercados comuns devido à sua crescente popularidade. Você pode adicionar esses vegetais em sopas ou saladas, ou apreciá-las com sushi e outros pratos tradicionais asiáticos.

Algas marinhas e iodo
Salada de algas é uma forma de incorporar a Kelp na sua alimentação (Japanese food: salad plate close-up image by Supertrooper from Fotolia.com)

Considerações

Manuseie iodo puro com cuidado. Ele é venenoso se ingerido e pode queimar a pele e danificar as mucosas e os olhos. O Programa Internacional de Segurança Química postou um estudo em seu site mostrando que o uso crônico de povidine-iodo por uma mãe durante a gravidez pode causar hipotireoidismo no bebê.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível