×
Loading ...

Por que algumas melancias se racham quando ainda estão na planta?

Atualizado em 17 abril, 2017

As melancias amadurecendo nas plantas são uma clara confirmação de que o verão chegou. Plantas estressadas com pestes, doenças foliculares e nutrição pobre vão afetar a saúde e o sabor das melancias. De acordo com a Universidade de Minnesota, padrões de irrigação irregulares alterarão a qualidade dos açúcares e farão com que as melancias se rachem na planta antes mesmo de maturarem.

A melancia é um petisco de verão muito esperado (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Irrigue profundamente

As melancias precisam de grandes quantidades de água, pelo menos de 2,5 a 5 cm de profundidade por semana. Irrigações rasas que apenas umedecem o solo podem causar apodrecimento da fruta e outros defeitos feios. As plantas privadas de água suficiente quando as melancias são jovens podem desenvolver apodrecimento nas extremidades da fruta ou acabar produzindo melancias pequenas e mal formadas. O apodrecimento é causado por uma deficiência em cálcio. Manter os níveis de irrigação libera o cálcio para que seja utilizado pelas plantas. A irrigação por gotejamento é recomendada para fornecer a água que as plantas precisam sem deixar o solo encharcado.

Loading...

Irrigue infrequentemente

Não importa o quão quente o clima fique, a irrigação diária é contraproducente para a produção de melancias. As raízes da melancia atingem o solo profundamente, o que as torna uma fruta resistente à seca. Nativas da África, as melancias prosperam mais em climas quentes e secos. Depois que a plantação estiver estabelecida, a planta pode passar semanas sem irrigação. Algumas vezes, isso é feito de propósito para encorajar o crescimento profundo das raízes em plantas mais novas.

Manta de jardinagem para conservar a umidade

A manta de jardinagem previne o crescimento de ervas daninhas e conserva a umidade durante períodos de seca. Aplique a manta antes que as melancias apareçam, para evitar manusear frutas pequenas. Espalhe feno, palha ou folhas picadas com 15 cm de espessura sob a planta toda. Empilhe a manta ao redor da base de cada planta. As melancias consomem grandes quantidades de nutrientes do solo. Uma manta de composto ajudará a fornecer nutrientes adicionais. Um bom momento para colocar a manta é quando o chão está quente e o solo foi recentemente encharcado pela irrigação ou água da chuva.

A palha é uma cama de jardinagem ótima para as melancias (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Redução de água antes do amadurecimento

Fazer as coisas no momento certo é crucial quando se está cultivando melancias. A irrigação pode ser inimiga da fruta que está perto de amadurecer. A irrigação consistente e regular é crucial nas duas últimas semanas do crescimento da melancia. Irrigar demais antes das frutas amadurecerem pode fazer com que elas rachem na planta. As chuvas fortes antes da colheita também são uma causa de rachadura nas frutas. De acordo com a Universidade da Califórnia, conforme as melancias começam a amadurecer, elas fornecem um sabor melhor quando a irrigação é reduzida.

Reduza a irrigação antes que a fruta amadureça para evitar rachaduras (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...