Mais
×

Como alimentar um aruanã

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os aruanã são peixes onívoros de grande porte da Ásia e da América do Sul. Eles comem uma variedade de alimentos em cativeiro, incluindo pelotas preparadas, camarões, insetos e peixes para alimentação vivos ou mortos. Vendidos frequentemente como alevinos, eles crescem rapidamente e podem atingir até 1,20 m de comprimento. Eles precisam de um aquário grande. O tamanho mínimo para um aruanã adulto é de 1135 litros. Eles são melhor mantidos sozinhos ou com peixes de outras espécies que sejam de tamanho semelhante, pois eles são agressivos com outros aruanãs e poderão alimentar-se dos companheiros de tanque.

Instruções

Alimente um aruanã com uma variedade de rações para mantê-lo saudável (Arowana image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)
  1. Dê pelotas flutuantes formuladas para aruanã. Elas estão disponíveis em lojas de animais e fornecem uma dieta completa. Siga as instruções do fabricante.

  2. Deixe os peixes para alimentação em quarentena durante pelo menos 24 horas antes de adicioná-los ao tanque de um aruanã, para certificar-se de que eles são saudáveis​​. Os peixes vivos podem trazer doenças que podem ser transmitidas para o aruanã.

  3. Alimente-os com insetos, espalhando-os sobre a superfície da água. O aruanã tende a alimentar-se na superfície, de modo que os insetos flutuantes sejam fáceis para ele pegar.

  4. Alimente-os com pedaços de camarão ou de peixe com a mão, ou usando uma pinça ou tenaz. As aruanãs não têm dentes perigosos, por isso é seguro colocar a sua mão no tanque.

Dicas

  • Alimente os aruanãs apenas com a quantidade que eles possam comer dentro de alguns minutos. Se algum alimento sobrar, retire do tanque. A única exceção é o peixe para alimentação, que pode ser deixado no tanque até que seja consumido. Os outros alimentos podem afetar negativamente a qualidade da água quando eles começam a se decompor.
  • Os peixes jovens devem ser alimentados diariamente, e os adultos em dias alternados.
  • O alimento de pelota é uma dieta completa. Se estiver dando outros alimentos, alterne-os a cada sessão de alimentação de modo com que o peixe receba a nutrição adequada.

O que você precisa

  • Pelotas flutuantes
  • Peixe para alimentação
  • Insetos
  • Camarões ou peixes
  • Pinças ou tenaz
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article