Saúde

Alívio para dor de cabeça em diabéticos

Escrito por meg butler | Traduzido por thiago silva

Portadores de diabetes tipo 2 são mais suscetíveis a enxaquecas e dores de cabeça que pessoas saudáveis. Porém, o alívio para as dores de cabeça em diabéticos não deve vir na forma de analgésicos comuns. Na maioria das vezes, a dor quer avisar que seus níveis de açúcar estão desequilibrados. Então, ao invés de tratar da dor e mascarar o problema, aprenda a associá-la com os níveis de açúcar no seu sangue e trate a causa da dor.

Outras pessoas estão lendo

Hipoglicemia

A baixa de açúcar no sangue, também conhecida como hipoglicemia ou reação insulínica, é uma causa comum de dor de cabeça em diabéticos. A dor surge geralmente ao se pular uma refeição, exercitar-se demais, ingerir álcool ou exagerar na dose de insulina ou outro medicamento. Se você acha que a sua dor de cabeça está relacionada a baixos níveis de açúcar no sangue, verifique sua glicose; caso ela esteja abaixo 70 mg/dL, tome um dos medicamentos abaixo imediatamente: 3 tabletes de glicose ou uma porção de gel de glicose 1/2 copo de suco de frutas 1/2 copo de refrigerante normal 1 copo de leite 1 colher de sopa de açúcar ou mel (Dependendo do medicamento que você esteja tomando, os níveis de açúcar só subirão ao se ingerir glicose pura. Consulte seu médico.) Após a ingestão, verifique sua glicose e certifique-se de que esteja acima de 70 mg/dl e faça um lanche caso ainda falte mais de uma hora para sua próxima refeição.

Hiperglicemia

Altos níveis de açúcar no sangue, ou hiperglicemia, também podem causar dores de cabeça em diabéticos. A alta do açúcar pode se desenvolver durante dias ou horas e pode resultar de comer demais ou com muita frequência, exercitar-se pouco, tomar remédios de menos, estresse, doenças ou ferimentos. Se a sua dor de cabeça surge em conjunção com algum destes fatores ou a sua medição seja alta, coma um pedaço de pão embebido em vinagre. Um estudo publicado em 2005 no European Journal of Clinical Nutrition mostrou que comer um pedaço de pão integral com vinagre baixa a taxa de açúcar no sangue do indivíduo em 30 minutos. Depois, tome bastante água para evitar a desidratação decorrente da urina frequente e faça uma caminhada de meia hora para ajudar seu corpo a regular os níveis de glicose.

Quando consultar um médico?

A dor de cabeça é normalmente um sinal de que seu açúcar esta desequilibrado, mas também pode indicar algo mais sério. Caso a dor surja combinada com algum dos sintomas abaixo, consulte seu médico imediatamente: Uma dor aguda originária da parte de trás de um dos olhos seguida de visão turva ou pontos ou flashes de luz pode ser indicativa de glaucoma. Uma dor severa seguida de tontura, dormência em um ou mais membros, fala arrastada e/ou inclinação de um dos lados do rosto pode ser um princípio de derrame. Uma dor forte seguida de confusão, sede, urina frequente e tontura pode ser o início de um coma diabético.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media