on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ambições e objetivos profissionais

Atualizado em 22 julho, 2017

A seleção de um objetivo profissional é uma das decisões mais importantes que você fará. Muitas pessoas baseiam sua escolha profissional exclusivamente nas previsões sobre o que pode ser necessário no futuro. As tendências futuras são importantes, mas decidir o que você quer fazer pelo resto da sua vida é ainda mais. Se você conseguir um emprego depois da formatura e trabalhar até que tenha 65 anos, passará aproximadamente 11.000 dias e 88.000 horas empenhado na carreira escolhida. Ao tomar uma decisão ruim, isso significa uma grande quantidade de horas infelizes e insatisfeitas. Seu objetivo profissional ideal é aquele que permite que você explore suas habilidades, persiga seus interesses, e seja necessário no mercado de trabalho.

Escolha um objetivo profissional que seja adequado às suas habilidades e interesses, e seja necessário no mercado de trabalho (happy woman with hammer on ladder image by Elena Vdovina from Fotolia.com)

Seus interesses

Escolha uma carreira onde você possa fazer o que lhe interessa. Os interesses são muitas vezes evidentes, desde a infância, então pense no que você gostava de fazer quando criança, adolescente ou jovem adulto. Pergunte a si mesmo o que gostaria de fazer todos os dias, mesmo que não estivesse recebendo por isso. Conversar com as pessoas, descobrir coisas, viajar ou reparar e construir itens são exemplos de interesses que podem representar uma escolha profissional. Identifique os gostos e os desgostos que afetarão sua vida profissional. Por exemplo, se você for introvertido, talvez não queira trabalhar na área de atendimento ao cliente. Se você gosta do trabalho físico, de preferência o ar livre, será muito infeliz trabalhando em um cubículo.

Loading...

Suas habilidades

As competências são levadas em consideração no momento de uma contratação. Se você já tem habilidades fazendo o que gosta ou precisa explorar opções de treinamento, deve ter habilidades de mercado para perseguir seu objetivo profissional. Uma formação pós-secundária está se tornando um requisito mínimo para a maioria dos postos de trabalho atualmente, então escolha um curso baseado nos seus interesses. Outra opção para alcançar as habilidades necessárias para trabalhar no campo escolhido é procurar posições de estágio ou voluntariado. Ao misturar suas habilidades e seus interesses, provavelmente você se sentirá mais entusiasmado com sua escolha profissional e alcançará o sucesso quando sair em busca de uma colocação no mercado.

O mercado de trabalho

Analise o mercado de trabalho na escolha de um objetivo de carreira, mas lembre-se que o que está em demanda hoje pode não estar amanhã. Pense no futuro. Não faça uma decisão de carreira baseada apenas no mercado de trabalho. Converse com os empregadores ou especialistas da sua área de interesse para reunir informações, a fim de fazer uma escolha sábia. Fazer entrevistas informativas com os empregadores do campo escolhido também é um grande primeiro passo na busca de um objetivo profissional. Sempre descubra como seus interesses e habilidades se encaixarão no mercado de trabalho existente e no local de trabalho do futuro.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...