Ambiente de procriação do peixe-palhaço

Escrito por kelly whiteford | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ambiente de procriação do peixe-palhaço
Fazer com que peixes-palhaço procriem pode ser divertido e gratificante (Comstock/Comstock/Getty Images)

O peixe-palhaço, ou peixe-das-anêmonas, é um peixe colorido ideal para sua coleção de peixes de água salgada. Eles possuem esse nome devido não só às suas listras e cores vivas, mas também ao jeito energético como eles nadam de um lado para outro no aquário, de forma que é muito divertido observá-los. Fazer com que peixes-palhaço acasalem pode ser um desafio, mas aqui você pode encontrar técnicas simples que te ajudarão nessa tarefa.

Outras pessoas estão lendo

Escolha o aquário e a decoração

Para ser bem sucedido com a procriação de peixes-palhaço, você deve primeiro montar um aquário com um ambiente onde o peixe se sinta confortável. Você precisará de um reservatório de, no mínimo, 150 a 200 litros. Peixes-palhaço se relacionam bem com anêmonas, então é conveniente colocar uma no aquário. No entanto, cuidar de anêmonas pode ser um desafio a mais. Se você não tem prática com esse tipo de cuidado, elas podem ser substituídas por pedras ou corais, onde o peixe-palhaço possa se abrigar. Além disso, coloque uma superfície plana no aquário, como um ladrilho, deixando que ela forme um certo ângulo com o fundo. Esse local será onde o peixe-palhaço depositará seus ovos.

Manutenção do aquário

Você precisará de um excelente sistema de filtração e de remoção de resíduos orgânicos para garantir que o peixe-palhaço sempre tenha água salgada limpa. Deixar o aquário bem iluminado também é essencial para manter seus peixes contentes. Mantenha a temperatura em torno de 28 °C e os níveis de pH em aproximadamente 8,4. Organizar um ambiente confortável para seu peixe-palhaço aumenta suas chances de conseguir que ele acasale.

Encontrar casais

Um dos maiores desafios na procriação de peixes-palhaço é encontrar um casal que seja compatível. Todos os peixes-palhaço nascem machos. Às vezes, um peixe-palhaço pode começar a demonstrar traços dominadores, a crescer mais que os outros e, posteriormente, se tornar uma fêmea. Quando isso acontece, ela escolhe um parceiro. Esse casal levará algum tempo para se unir e se adaptar um ao outro. No entanto, é um processo que pode ser desafiador, além de que pode levar mais de um ano. A maioria dos criadores de peixes-palhaço preferem comprar um casal que já esteja sintonizado. Para comprar um casal, pergunte sobre isso em lojas de peixes ou procure na internet.

Alimentação

Outro elemento importante para manter seus peixes-palhaço felizes durante o ciclo de procriação é se assegurar de que eles estão sendo bem alimentados. Eles não possuem uma dieta específica, mas precisam ser alimentados pelo menos uma vez por dia. Determine a quantidade de comida a ser administrada com base na quantidade que eles comem em um período de cinco minutos. Você pode dar comida viva ou congelada, como artêmia, misidáceos ou vegetais. Eles também gostam de algumas rações industrializadas, e aceitam uma grande variedade de comida, o que garante uma nutrição ampla.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível