Análise SWOT para uma cidade

Escrito por meagan van beest | Traduzido por fernando telles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Análise SWOT para uma cidade
Use a análise SWOT para melhorar sua comunidade, incluindo processos na prefeitura (Oslo city hall image by Einar Bog from Fotolia.com)

Realizar uma análise SWOT - no Brasil também chamada de FOFA ou FFOA - (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para sua cidade ajuda a desenvolver um plano estratégico que maximiza pontos fortes do seu município, minimiza suas fraquezas, aproveita as oportunidades e limita as ameaças. Seja como prefeito, vereador ou planejador da cidade, usar essa técnica para avaliar departamentos individuais da cidade (por exemplo: os serviços públicos, a aplicação da lei, serviços e administração de emergência) ou para a cidade como um todo (por exemplo: infraestrutura, negócios, serviços, cidadãos, amenidades, economia e política). Além dos benefícios internos, também é possível usar uma análise SWOT para anunciar sua área para potenciais moradores e empresas em potencial.

Forças

Para a seção de Forças, examine os processos internos, recursos e amenidades da cidade. Estes incluem recursos humanos, físicos, financeiros e programas. Por exemplo: em seu plano estratégico, a cidade de Lewisville, no Texas, listou como pontos fortes seu programa de financiamento de um parque, excelentes rankings de atendimento ao cidadão, sistema de ensino forte e localização geográfica. Se você tiver problemas para determinar estes pontos, comece simplesmente listando os atributos da comunidade (como localização, tamanho, parques e oportunidades de lazer).

Fraquezas

A seção de fraquezas deve focar nas áreas problemáticas, que incluem os mesmos recursos humanos, físicos, financeiros e programas que constam nos pontos fortes. A Northwest Initiative of Indiana, por exemplo, listou seus pontos fracos na falta de uma sede corporativa, as conexões limitadas de internet de banda larga, a falta de planejamento urbano e uma desconexão com o governo estadual. Avaliações dos membros da comunidade são fundamental para a identificação de áreas problemáticas na comunidade.

Oportunidades

As oportunidades referem-se a fatores externos que oferecem algum potencial para a cidade. Dentre as possibilidades englobadas nesse caso estão tendências, economia, meio ambiente e legislação. A cidade de Lewisville descobriu novas oportunidades ao fazer uma reformulação do seu setor de Cidade Velha, do centro cívico/complexo de artes, da utilização de voluntários, dos esforços dos serviços de marketing para atender os visitantes e também dos programas de conservação de energia. Pense em maneiras que a comunidade possa tirar proveito das tendências, características ou economia para melhorar sua estabilidade econômica.

Ameaças

As cidades não enfrentam concorrência direta como no caso dos negócios. Em vez disso, as ameaças vêm de competição por financiamento, mudanças na cidadania e legislação restritiva. A Northwest Initiative determinou que as questões raciais, a perda de empresas e pioras de percepção do cidadão ameaçavam seu planejamento de desenvolvimento econômico. É possível descobrir a diminuição da população, o desenvolvimento limitado dos negócios e uma estrutura fiscal restritiva quando se faz uma análise das ameaças, entre outras coisas.

Considerações

Fazer um planejamento utilizando-se da análise SWOT é tão eficaz quanto as informações que o relatório contém. Ao identificar cada tópico na análise usando estatísticas e informações sobre a localização, pode-se desenvolver planos acionáveis ​​e mais detalhados. Por exemplo, em vez de dizer que as estradas estão em mau estado, identifique as ruas particulares que precisam ser melhoradas. Em seguida, use a análise SWOT da cidade para elaborar um plano estratégico abrangente e definir as prioridades de modo a ajustar suas decisões ao longo do caminho.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível