Análise vertical de mercado

Escrito por prasanna raghavendra | Traduzido por fabiana silva
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Muitas empresas realizam análises financeiras para avaliar e documentar sua posição financeira no mercado. Uma avaliação completa é composta por três partes principais: análise horizontal, vertical e índices financeiros. A análise vertical é usada para identificar e estabelecer relações entre dados financeiros individuais e valores totais, expressando os resultados em porcentagens. Essa ferramenta analítica é útil na elaboração do balanço patrimonial e da declaração de rendimentos. Os ativos, passivos e títulos são comparados e avaliados.

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Planos dos investidores

A análise vertical é muito importante. Os principais envolvidos na administração de uma empresa, como membros da gerência, investidores e credores, devem considerar os resultados obtidos nessa análise ao tomar decisões. Ao calcular a porcentagem de lucro em relação ao total de vendas, por exemplo, é possível identificar a ocorrência de problemas nos produtos fabricados. Quando a empresa compara os dividendos pagos ao lucro total obtido, encontra a porcentagem de capital que vem sido reinvestida para promover o crescimento da companhia.

Avaliando a rentabilidade

A análise vertical visa avaliar a lucratividade e o progresso de uma empresa, levando em conta sua posição no mercado em relação aos concorrentes. Deve ser elaborada abordando um determinado período contábil. Se a companhia utiliza um equipamento especial para produzir suas mercadorias, o valor relativo do equipamento na empresa pode ser obtido a partir da divisão do valor de ativos pelo total de todos os bens. Por exemplo: se o total de ativos corresponde a R$1 milhão e o equipamento custa R$200.000, seu valor relativo para a empresa é de 20%.

Comparação das finanças

A análise vertical permite a comparação de uma categoria de ativos com o total de ativos ou uma análise semelhante em relação aos passivos. Outra possibilidade é estabelecer uma razão entre ativos ou passivos e o patrimônio líquido do proprietário. Avaliando a relação entre ativos e títulos, os acionistas conseguem determinar a segurança do capital investido. Caso o valor dos ativos seja inferior ao capital, a empresa possivelmente não conseguirá pagar o investidor. Através dessa análise, pode-se verificar a proporção das dívidas de uma empresa de forma realista.

Analisando tendências

A análise vertical é muito importante para avaliar as tendências do ramo de negócios. Conhecendo os padrões necessários, os administradores podem tomar as decisões mai apropriadas. Ao verificar que o capital líquido constitui uma parte significativa dos ativos, por exemplo, a direção de uma empresa pode elaborar estratégias para investi-lo da melhor forma possível, optando por comprar ativos fixos ou investir mais em matérias primas para a produção.

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