O que é o anel de rosário?

Escrito por c. paul martin | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o anel de rosário?
Um conjunto de cinquenta e nove contas ajuda os católicos a marcar o compasso da oração do rosário (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

No catolicismo, as orações são frequentemente oferecidas à Maria, a mãe de Jesus, já que ela intercede por nós, pecadores, junto ao seu filho. Com o passar do tempo, orações e tradições foram desenvolvidas e os católicos contemporâneos têm a opção de escolher entre as várias preces e intercessões proscritas. A mais comum e mais conhecida é o rosário, um conjunto de orações que intenciona enviar uma mensagem poderosa de autossacrifício, humildade, devoção e intercessão. Embora os católicos, muitas vezes, acompanhem o andamento da oração com um rosário, há outros meios de fazer isso.

Outras pessoas estão lendo

Concepção

Apesar das contas do rosário serem um modo tradicional de acompanhar o avanço da oração, muitos católicos acham que elas atrapalham ao fazer outras atividades nas quais eles também rezam, como, por exemplo, fazer caminhadas ou dirigir. Então, muitos usam o anel de rosário, que é muito mais manejável em tamanho e volume. Destinado a ser colocado em um dedo, esses anéis não possuem todas as cinquenta e nove marcações do rosário tradicional; ao invés disso, possuem um conjunto de onze marcações, uma diferente das outras dez.

Objetivo

Embora não seja possível acompanhar a evolução das orações pelos primeiros quatro estágios, os anéis de rosário são muito úteis para marcar a progressão durante os últimos cinquenta e cinco estágios do rosário. Cada uma das dez marcações semelhantes representa uma ave-maria, e as marcações ímpares representam as combinações de preces que separam cada uma das dezenas. Portanto, com o anel de rosário não é possível acompanhar o andamento da oração ao longo das dezenas; somente é possível acompanhar o andamento através de uma dezena particular de orações, das quais um rosário completo tem cinco. Enquanto alguns católicos usam o anel apenas quando estão orando, outros usam-no durante todo o tempo, como um lembrete para recitar o rosário.

Funcionalidade

Por causa do tamanho pequeno, os anéis de rosário são geralmente preferidos pelos católicos que recitam a oração, mas não querem segurar e/ou carregar uma série de contas. Normalmente, o anel é usado no dedo indicador, já que o polegar toca a marcação apropriada para a oração. Ao avançar pelas dezenas, o polegar move-se ao longo das marcações. Quando uma dezena e, portanto, uma rotação do anel foi concluída, o usuário repete o processo para as outras quatro dezenas.

Efeito

Como o rosário simboliza o mais alto nível de devoção oracional, amor, autossacrifício e humildade, muitos católicos oferecem essa série de orações em quase todas as situações. Como uma forma de penitência, os padres recomendam que os pecadores façam a oração do rosário. Como forma de agradecimento ou pedido, os rosários também podem ser oferecidos em nome de um pedido a Deus. Pelo fato de o rosário ser tão universal no catolicismo, os anéis de rosário são um delicado lembrete da sua importância, ao proporcionar ao usuário um auxílio para oferecer a prece da forma adequada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível