Animais do período Cenozoico

Escrito por martin cole | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Animais do período Cenozoico
A era Cenozoica é a era dos mamíferos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A era dos dinossauros acabou no período Cretáceo tardio (65,5 milhões de anos atrás), que abriu o caminho para a era Cenozoica -- a era dos mamíferos. Esta é a era na qual vivemos hoje, mas que já viu uma grande variedade de animais em seus 65,5 milhões de anos. A era Cenozoica pode ser dividida em sete épocas.

Outras pessoas estão lendo

Paleoceno

A época Paleoceno, o primeiro período da era Cenozoica, durou 10 milhões de anos e começou há 65 milhões de anos. Com os dinossauros agora extintos, os mamíferos sobreviventes do período Cretáceo se multiplicaram rapidamente. Tubarões abundavam no mar, bem como os peixes teleósteos, um tipo de peixe que podia esticar o queixo para fora e tem mais de 20.000 espécies extintas com este nome. Um dos animais mais estranhos neste período foi o Diatryma, um pássaro que não voava e chegava a medir 2 metros de altura. Ele tinha asas pequenas mas pés grandes, fazendo dele um predador corredor.

Eoceno

O período Eoceno, com duração de 17 milhões de anos, começou há 55 milhões de anos. Um dos animais mais interessantes do período era o Uintatério. Ele era um rinoceronte que chegava a 4,5 metros de comprimento, pesava 3 toneladas e tinha numerosos chifres na cabeça, bem como um par de caninos de marfim. Pequenos cavalos de tamanho de cães, conhecidos como Hyracotherium, eram abundantes, e as primeiras baleias apareceram nesta época.

Oligoceno

A época Oligoceno começou há 38 milhões de anos e durou por 13 milhões de anos. Tigres dente-de-sabre, denominados por suas longas presas caninas, surgiram nesta época e rapidamente se tornaram comuns. O tatu também foi apresentado ao mundo no Oligoceno. O Archaeotherium era um porco que crescia até 1 metro de altura e 1,2 metros da largura. Ele tinha o crânio alongado e mandíbulas extremamente poderosas.

Mioceno

O Mioceno foi a época mais longa da era Cenozoiza; começou há 25 milhões de anos e durou por 20 milhões de anos. Dugongos, conhecidos como vacas-marinhas, eram comuns. Eles eram grandes mamíferos aquáticos marinhos que vieram da mesma família (e eram bastante similares) dos peixes-bois. Tubarões gigantes, chamados de Megalodontes, compartilhavam desta águas e cresciam a um comprimento máximo de 16 metros, fazendo deles o maior peixe predador de todos os tempos. Na terra, os caçadores dominantes eram os tigres dentes-de-sabre. Hienas e girafas se revelaram ao mundo durante o Mioceno.

Plioceno

A época Pliocena começou a cinco milhões de anos e durou por 3,2 milhões de anos. Um bicho-preguiça com 6 metros que podia caminhar com as patas traseiras viveu durante este tempo; era chamado de Megatério. Havia também um elefante chamado de Dinotério que tinha presas apontadas para baixo saindo da mandíbula inferior. Ele crescia até 4 metros de altura nos ombros. Carnívoros como os dentes-de-sabre eram abundantes neste período, bem como arminhos, cães, mustelas e gatos. O número de primatas começou a aumentar e uma forma humana primitiva, Homo erectus, vagava pela Terra.

Pleistoceno

O período Pleistoceno começou há 1,8 milhões de anos e terminou há 10.000 anos. Um veado gigante vagava pela Terra nesta época; eles cresciam a até 2 metros de altura no ombro. Mamutes lanosos viviam neste momento também. Eles podiam crescer a 3,5 metros de altura nos ombros. A época que se seguiu ao Pleistoceno é o Holoceno, o período no qual vivemos hoje.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível