Animais que utilizam reprodução assexuada

Escrito por liz tomas | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Animais que utilizam reprodução assexuada
A Água-viva Medusa de Lua usará reprodução assexuada durante a fase de crescimento do pólipo. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A reprodução assexuada é muito usada em plantas, espécies de fungos e algas, mas é muito menos comum em animais. Para animais a reprodução assexuada ocorre através de partenogênese, na qual os ovos podem se desenvolver sem fecundação; brotamento, em que o novo animal nasce a partir de uma célula parental; ou através de poliembrionia, em que numerosos ovos ou propágulos são produzidos internamente. A reprodução assexuada não exige dois pais para que a reprodução ocorra. Os jovens são gerados a partir de um dos pais.

Outras pessoas estão lendo

Pulgões

Os pulgões são insetos que sugam a seiva produzida pelas plantas. O ciclo de vida do pulgão usa a reprodução sexual e partenogênese. Durante os meses de Primavera e Verão os pulgões reproduzem-se assexuadamente e no Outono usam a reprodução sexual. A reprodução assexuada é usada na Primavera e no Verão, porque há uma abundância de alimentos disponíveis. A fartura de alimento durante estes meses quentes pode alimentar mais pulgões, assim a reprodução assexuada ocorre porque ela é a forma mais rápida de reprodução. Quando há menos comida disponível durante os meses mais frios, os pulgões usam a reprodução sexual.

Coral

O coral usa o método de brotamento de reprodução assexuada, embora ele também possa usar a reprodução sexual. O broto recém-formado pode romper a célula-mãe e formar uma nova colônia de coral. A reprodução assexuada ocorre quando uma perturbação ambiental, como uma forte corrente, terremoto ou animal desaloja algumas células da colônia. Estas células então vão crescer onde pousarem.

Água-viva

Um tipo de água-viva, conhecida como Medusa de lua, usa a reprodução assexuada. A água-viva feminina vai lançar seus ovos no oceano, onde eles serão, em seguida, fecundados pelo espermatozóide da água-viva masculina. Estas criaturas minúsculas que são produzidas são conhecidas como Planula. Estas planulas vão unir-se em conchas ou rochas e crescer em um pólipo. O pólipo pode usar brotamento para produzir muitos outros pólipos. Este brotamento é a reprodução assexuada. A maioria das medusas de brotamento ocorre na Primavera. Eventualmente, estes pólipos então irão crescer e se transformar em Medusas de lua.

Abelhas

As abelhas usam a reprodução sexual e assexual. O tipo de reprodução assexuada que é usado é a partenogênese. Quando a abelha rainha põe ovos, alguns ovos serão fecundados e outros não. Os ovos que não são fecundados vão virar operárias do sexo masculino, as abelhas Zangão, que são estéreis. As abelhas operárias do sexo masculino não contêm dois conjuntos de cromossomos, conhecidos como células diplóides. As abelhas operárias contêm células haplóides, pois elas somente têm um conjunto de cromossomos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível