Como apresentar o seu novo filhote de cachorro para o cão mais velho

Escrito por ehow contributor | Traduzido por cleuzeni torres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como apresentar o seu novo filhote de cachorro para o cão mais velho
Cães geralmente gostam de estar com outros cães, por isso trazer um novo cão em casa deve ser relativamente fácil (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O quão sucedido você será na apresentação de seu novo filhote para o seu cachorro mais antigo depende de algumas variáveis. Primeiro, o seu cão mais antigo tem que ter uma história de se dar bem com outros cães; se ele arruma brigas com outros cães, ou tende a tornar-se agressivo em torno de cães estranhos, você pode não ter sucesso em trazer um novo filhote para casa. No entanto, se o seu cão se dá bem com outros cães, não tem um histórico com cães estranhos, ou é um cão descontraído, você não vai ter nenhum problema. Cães mais velhos toleram filhotes, e às vezes podem a até mesmo colocar o filhote "sob a sua asa".

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Conheça o seu cão adulto. Se ele é um companheiro feliz, simpático e sociável com outros cães, as apresentações serão muito mais fáceis. Se ele não está acostumado com outros cães ou fica geralmente irritado perto deles, ele provavelmente irá tolerar o filhote, mas você vai ter que trabalhar um pouco mais nisso.

  2. 2

    Introduza o seu filhote para o cão adulto segurando o pequeno em seus braços e mostrando-o ao cão adulto. Diga que ele é o "filhote da mamãe" ou chame-o pelo o nome, "este é o Rover", por exemplo. Isso pode parecer bobagem, mas na verdade é muito importante, esse tipo de apresentação mostra o cachorro adulto que o filhote já tem o seu lugar na casa e que você vai proteger o filhote. Isso também funciona para gatos filhotes e gatos mais velhos também. Se o seu cão vê você segurando o recém-chegado em seus braços, mostrar que você é amoroso e protetor com o novo cachorro e logo ele irá entender o recado de que você não vai tolerar qualquer travessura contra o filhote.

  3. 3

    Remova todos os brinquedos, tigelas ou objetos que seu cão tenha como posse. Isto irá reduzir a chance de uma briga surgir como resultado de seu cão tentando proteger seus pertences. Com o tempo, você pode colocar esses itens de volta, mas só depois de ver como o seu cão irá reagir quando o filhote brincar com eles.

  4. 4

    Peça a um amigo para ajudar. É útil ter duas pessoas para a apresentação. Com ambos os cães na coleira, deixem eles se cheirarem e se distraírem, dê guloseimas ou brinquedos se você notar qualquer tensão entre eles. A melhor maneira de se fazer isso é levar os cães para uma caminhada juntos, esse tipo de apresentação é chamada de caminhada paralela, e é uma maneira excelente para cães de qualquer idade se acostumar com outros e criar laços. Fazendo esta apresentação fora de casa, irá criar um clima neutro, pois seu cão não irá conhecer o novo amigo em seu território, mas em um lugar neutro.

  5. 5

    Permita que os cães sejam cães. O seu cachorro provavelmente vai querer saltar no cachorro mais velho e lamber o focinho, isso é normal, típico comportamento de filhote submisso. Seu cão pode dar uma patada nele ou rosnar, e isso pode parecer assustador, mas também é uma atitude normal e uma maneira de ensinar as boas maneiras para o novo cachorro. Não interfira na brincadeira ao menos que você perceba que está havendo algum tipo de agressão. Enquanto forem apenas sinais de alerta, tudo bem, mas se a situação se agravar para agressão corrija o seu cão imediatamente com um alto e severo "NÃO!".

  6. 6

    Esteja aberto para deixar seu novo cachorrinho aprender as boas maneiras do cão mais velho, assim ele vai aprender a não incomodá-lo durante o sono e não levar a comida e brinquedos do amigo mais velho. Às vezes, as correções irão soar como se o filhote estivesse sendo agredido, mas vigie de perto, o provável é que ela vá superar isso dentro de 30 segundos e vai continuar a seguir o seu cão mais velho ao redor da casa. Ela está aprendendo.

  7. 7

    Continue a passar um tempo com o seu cão adulto, é bastante fácil negligenciar o seu cão mais velho quando há um novo cachorro em casa porque, logicamente, os filhotes precisam de muita atenção. Passe um tempo brincando com o filhote também, para que ela não se torne excessivamente ligado ao outro cão.

  8. 8

    Às vezes, um cão adulto não vai corrigir adequadamente um filhote, e o cachorro pode tornar-se ousado e ofensivo. Se isso acontecer, coloque a coleira no filhote e o corrija se ele estiver sendo um incômodo para o outro cão. Lembre-se de elogiá-lo quando ele fizer algo de bom também.

Dicas & Advertências

  • Às vezes os filhotes podem ser um aborrecimento para cães mais velhos. Certifique-se de que o seu cão mais velho tenha descanso e paz longe do filhote quando ele quiser.
  • Se o seu cão mais velho não é bom com outros cães, não adquira um filhote de cachorro do mesmo sexo, pois as chances de eles viverem harmoniosamente será muito maior se forem do sexo oposto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível