Como aprofundar a intimidade: perguntas íntimas para fazer a seu parceiro

Escrito por ehow contributor | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprofundar a intimidade: perguntas íntimas para fazer a seu parceiro
Faça perguntas sinceras a seu parceiro para aprofundar a intimidade (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

Até os melhores relacionamentos requerem manutenção e cuidados regulares. Se você acha que perdeu aquela sensação de conexão íntima com o seu parceiro, pode ser hora de começar a fazer algumas perguntas. Iniciar uma série de perguntas íntimas pode aprofundar a relação e dar a vocês uma maior sensação de entrosamento. Muitos casais focam-se apenas na superficialidade da vida e as conversas podem se concentrar em assuntos do dia a dia, como a rotina de cuidado com as crianças, serviços de casa e contas, sem jamais compartilhar as questões íntimas do coração e da alma.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Questione seu parceiro sobre suas sentimentos e necessidades para ajudá-la a entender como ele está se sentindo e como vocês podem se conectar melhor.

    Considere algumas destas questões: Você pode descrever como foi seu dia hoje emocionalmente? Qual foi o sentimento mais forte que você teve nesta semana? Existe alguma necessidade (segurança, pertencimento, liberdade, etc.) que não está sendo atendida agora?

    Invente suas próprias perguntas, mas tenha em mente sentimentos e necessidades – não opiniões ou julgamentos. Pratique compartilhar sentimentos e necessidades sem fazer juízos de valor.

  2. 2

    Faça perguntas íntimas sobre sonhos e desejos.

    Os sonhos e desejos muitas vezes impulsionam nossas emoções. Quando eles não são realizados, nossos relacionamentos se tornam cada mais superficiais e distantes por ressentimento. Experimente algumas destas perguntas:

    O que você espera que aconteça na sua carreira nos próximos 10 anos? Existe algum sonho não realizado na sua vida? O que você quer ver acontecer no nosso relacionamento nos próximos meses?

  3. 3

    Faça perguntas íntimas sobre a sua vida sexual.

    A maior parte dos casais não fala o suficiente sobre sua intimidade sexual. Converse sobre sua vida sexual juntos em momentos íntimos. Escolha suas palavras com cuidado, já que este é um assunto muito delicado e sensível. Algumas questões a considerar podem incluir:

    O que você mais gosta na nossa vida sexual? Tem algo que eu faça quando estamos juntos que realmente faz você se sentir bem? O que eu poderia fazer para ajudá-lo a gostar mais do sexo? Existe algo que você deseje sexualmente e que eu possa ajudar a realizar?

  4. 4

    Faça perguntas íntimas sobre decepção e dor.

    Quando você se aventura no terreno da dor, corre o risco de despertar questões difíceis e lágrimas. Comprometa-se a nunca julgar, ridicularizar ou provocar seu parceiro sobre a sua dor. Faça estas perguntas para ir mais a fundo:

    Existe alguma lembrança dolorosa na sua vida que você não tenha compartilhado comigo? Eu fiz ou disse algo ultimamente que magoou você, mesmo que não tenha sido a minha intenção? Com o que você está desapontado na vida agora? Quais são os seus relacionamentos mais difíceis?

  5. 5

    Pratique a capacidade de ouvir ativamente.

    É absolutamente crucial para o seu relacionamento praticar sua capacidade de ouvir bem ao fazer estas perguntas. Senão, a prática será contraproducente. Quando você usar estas perguntas íntimas para inquirir seu parceiro, também pratique as seguintes habilidades:

    Faça contato visual e dê atenção completa. Dê feedback reflexivo, como "Eu consigo entender isso". Resuma as emoções ou desejos que seu parceiro compartilhou e pergunte "Entendi direito?" ou alguma outra pergunta esclarecedora.

Dicas & Advertências

  • Separe alguns minutos de cada dia para uma destas perguntas. Tudo bem se você for totalmente sincero.
  • Coloque perguntas íntimas numa caixa de cartões, e quando tiver alguma oportunidade, faça com que cada um pegue um cartão para perguntar.
  • Evite ataques ou acusações pessoais. Concentre-se nos seus próprios sentimentos, necessidades, desejos e sonhos.
  • Não se deixe ficar defensivo e irritado simplesmente porque seu parceiro tem sentimentos negativos. Encare o problema como algo em que vocês dois podem trabalhar juntos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível