Mais
×

Como comparar e diferenciar Barroco e Renascimento

Atualizado em 17 abril, 2017

Comparar e diferenciar o Barroco do Renascimento pode parecer assustador para um estudante. Além de pesquisar os estilos a fundo, as noções básicas de cada um, devem ser compreendidas antes que você possa efetivamente concluir uma comparação e diferenciação. Não deixe essa tarefa te oprimir, porque com um pouco de paciência, tempo e trabalho duro, você pode comparar e diferenciar os dois períodos.

Instruções

O Palácio de Versalhes e seus jardins elaborados são em estilo Barroco (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Obtenha referências para usar em sua comparação na biblioteca da sua cidade, e na internet. Quando estiver na biblioteca, procure fontes autênticas, como catálogos de exposições do museu, guias de música e recursos gerais sobre o Barroco e o Renascimento. Geralmente, os recursos com extensas bibliografias são verossímeis e devem ser usados em um projeto de pesquisa.

    Quando procurar por fontes on-line, utilize sites que terminam em edu, org e gov, uma vez que estes sites podem ser mais confiáveis do que outros sites e muitas vezes possuem os direitos para reproduzir fotos de arte barroca e renascentista.

  2. Pesquise sobre o Barroco. Faça uma lista das principais características do estilo, incluindo a capacidade ilegal a uma resposta emocional de um público, bem como a exuberância, cores brilhantes e tendências melodramáticas do estilo.

    O Barroco foi um estilo de arte, música, literatura e teatro, produzidos entre o final do século 16 e meados do século 18, observa Philip L. Sohm em "Encyclopedia of the Early Modern World". As pessoas que viviam no período Barroco não se referiam a ele, já que a classificação não foi atribuída até 100 anos depois que terminou. A palavra barroco vem da palavra Portuguesa "barroco", que significa pérola irregular, e as características do estilo Barroco coincidem com essa palavra.

  3. Pesquise sobre o Renascimento. O nome do período é uma palavra italiana que significa literalmente "renascimento" teve uma ênfase acrescida no aprendizado. Registre suas descobertas da época, fazendo uma lista de pessoas notáveis​​, eventos e outros aspectos que podem ser importantes na sua comparação e diferenciação.

    Ao contrário do Barroco, o Renascimento representa um estilo e um período que se estendeu a partir de meados do século 14 a meados do século 17, que englobava arte, literatura, ciência, política e religião, de acordo com Paul F. Grendler em "Encyclopedia of the Early Modern World''.

  4. Compare e diferencie o Barroco e Renascimento. Use sua pesquisa de cada um e observe as semelhanças e diferenças entre os dois. Possíveis focos podem ser desenvolvimentos, temas ou ideias que eram semelhantes ou muito diferentes entre os períodos.

    Faça um diagrama Venn com círculos sobrepostos para ajudá-lo a organizar seus pensamentos, como mostrado na University of North Carolina comparação e referência. Desenhe dois grandes círculos que se cruzam no meio. Classifique um círculo como o Barroco, outro como o Renascimento e a área de sobreposição do centro que irá listar os detalhes relevantes para ambos. Adicione informações para as categorias como você desejar.

  5. Reúna as informações em um relatório ou dissertação. Inclua todas as fontes que você usou em uma bibliografia no final da sua pesquisa. Não citar onde obteve a sua informação pode ser considerado plágio, uma ofensa grave em qualquer escola ou organização.

O que você precisa

  • Acesso à Internet
  • Acesso à uma biblioteca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article