on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como a aranha doméstica comum pega e come suas presas?

Atualizado em 21 novembro, 2016

As Pholcidae, ou aranhas domésticas comuns, são membros da família dos aracnídeos, a qual inclui todas as aranhas. A família dos aracnídeos também inclui os opiliões, que na verdade não são aranhas. Elas são encontradas no mundo inteiro, menos no Ártico e na Antártida. Há um mito envolvendo as aranhas domésticas comuns, o qual diz que elas possuem o veneno mais potente de todos os aracnídeos, mas não conseguem penetrar a pele humana. Isso não é verdade, mas para os outros insetos, essas aranhas são muito perigosas.

Membro da família dos aracnídeos (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Alimentação

As aranhas domésticas comuns, ao contrário dos opiliões, comem insetos, e isso inclui qualquer coisa na qual elas consigam colocar as patas. Elas são catadoras e predadoras, dependendo do que estiverem pegando.

Loading...

Teia

As aranhas domésticas comuns, como todas as aranhas, fazem teias. Contudo, ao contrário das outras aranhas, a teia delas não é grudenta, mas possui uma forma irregular que dificulta a fuga dos insetos apanhados. Uma vez que o inseto fica preso na teia, a aranha doméstica comum o enrola na seda, dá uma mordida para injetar o veneno e espera que ele se decomponha, antes de comê-lo de modo similar às outras aranhas.

Outras técnicas

Algumas espécies de aranhas domésticas comuns invadem as teias de outras aranhas. Elas comem as presas pegas na teia, e depois, imitam as vibrações. A dona da teia vai investigar e é mordida pela aranha doméstica comum, que então come a outra aranha também.

Outras aranhas

O mito que envolve as aranhas domésticas comuns se origina do fato de que ela pode matar a maioria das aranhas venenosas, como Latrodectus hasseltii e Sparassidae. Estudos modernos sugerem que isso tem pouco a ver com a potência do veneno, mas se trata das aranhas domésticas comuns serem mais rápidas do que as outras aranhas, pois têm corpos menores e pernas mais longas.

Opilões

Os opiliões, que costumam ser confundidos com as aranhas, sobrevivem principalmente à base de plantas, pois não são capazes de pegar presas. Plantas em decomposição são o principal alimento deles, junto com insetos que encontram presos em outras armadilhas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...