Como uma árvore perde suas folhas?

Escrito por laura reynolds | Traduzido por barbara almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como uma árvore perde suas folhas?
Como uma árvore perde suas folhas? (DRW & Associates, Inc)

Outras pessoas estão lendo

Nem todas as árvores perdem folhas

As plantas crescem convertendo nutrientes em tecido, assim como outros organismos. As árvores usam suas raízes para colher água, nitrogênio, potássio e outros alimentos debaixo da terra. As folhas da árvore são as coletadoras e conversoras de água, luz solar e dióxido de carbono, para fornecer energia para o crescimento. Algumas árvores, chamadas de perenes, crescem o ano todo adaptando o formato ou a textura de suas folhas para sobreviver ao frio e à secura do inverno. A maioria das árvores, no entanto, são decíduas e perdem suas folhas no outono, hibernam durante todo o inverno e crescem novas folhas na primavera para reunir os nutrientes de que precisam para crescer.

Como uma árvore perde suas folhas?
Nem todas as árvores perdem folhas

Como as folhas crescem

Através de um processo chamado fotossíntese, as folhas convertem a luz solar em clorofila, um pigmento que dá às folhas a cor verde. As folhas escuras colhem luz solar, água e dióxido de carbono, descartam o oxigênio e formam um tipo de glicose que flui através do sistema circulatório da árvore, fornecendo alimento e energia. As veias nas folhas são as extremidades desse sistema vascular, que transporta a seiva por toda a árvore, gerando novos galhos, crescimento em torno do tronco e raízes novas para alcançar mais fundo no solo, ancorando a árvore à medida que ela cresce. À medida que o organismo funciona, suas folhas absorvem mais luz e mudam de verde claro para um tom mais escuro. Temperaturas mais frias limitam a disponibilidade de água à medida que a umidade cai e as folhas gradualmente param de produzir clorofila e seiva. Enquanto a clorofila desaparece, a cor natural da espécie começa a aparecer nas folhas, seguida dos tons mais escuros de ácidos tânicos, os produtos residuais do metabolismo da árvore. Finalmente, a árvore começa a hibernar, retardando a circulação para que apenas os marrons do ácido tânico permaneçam. Cada espécie passa por essa transição para hibernação de sua própria maneira, resultando na variedade de cores caídas.

Como uma árvore perde suas folhas?
Como as folhas crescem

Quando é hora de ir

À medida que a árvore muda para o modo de hibernação, as células ao redor da base de cada caule de folha começam a secar e murchar. Essas "células vasculares" forram as veias que transportam a seiva das folhas e literalmente morrem de fome até que se tornem tão fracas e secas que quebram em um processo chamado de "abscisão", revelando os nós que se tornarão galhos e folhas do próximo ano. A folha é puxada pelo vento, chuva e neve até que cai da árvore. Apenas os carvalhos evitam a indignidade da abscisão, agarrando-se às folhas durante a melhor parte do inverno até que sejam espancados ou empurrados por um novo crescimento na primavera.

Como uma árvore perde suas folhas?
Quando é hora de ir

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível