Mais
×

Como saber se uma romã está madura?

Atualizado em 17 abril, 2017

Romãs são frutos versáteis usados ​​em uma variedade de sucos, geleias e molhos. Esta fruta suculenta é também uma opção para comer pura ou usar para dar sabor na sobremesa ou vinho. Se quiser escolher romãs, saber o que procurar é essencial. Evite escolher uma que esteja pouco ou muito madura, observando com cuidado.

Instruções

As romãs não podem estar pouco nem muito maduras (Sarah Vantassel/Demand Media)
  1. Avalie a cor e o estado da casca. Romãs maduras variam de rosa escuro ao vermelho intenso, e apresentam uma casca brilhante, sem fendas ou manchas. As não maduras têm a pele mais clara, podendo até mesmo parecer verde ou amarelo. As romãs muito maduras têm cascas mais escuras e muitas vezes contêm fendas e manchas.

    Observe bem a cor e a casca das romãs (Sarah Vantassel/Demand Media)
  2. Verifique o tamanho e o peso. Tenha em mente que romãs maduras são geralmente do tamanho de bolas de beisebol, enquanto as não maduras são menores. Coloque uma romã de condição desconhecida em seu braço estendido e com a palma aberta. Aperte a fruta gentilmente, enquanto levanta e abaixa o braço duas a três vezes para avaliar o peso. Repita esse processo com uma romã verde para comparar. Frutas maduras são mais pesadas, pois contêm mais suco e sementes maiores.

  3. Ouça o som que a romã faz ao bater de leve. Segure-a em uma das mãos e, com o dedo indicador, bata na casca de duas a três vezes. As maduras produzem um barulho "metálico", devido à grande quantidade de suco no interior da fruta. As romãs verdes fazem um som oco, enquanto as maduras demais produzem barulhos suaves e podem marcar ao ser batidas.

    Bata na romã para ver seu estado (Sarah Vantassel/Demand Media)

Dicas

  • A maturação de uma romã afeta o sabor da fruta. As verdes podem ter sementes mais duras e azedas, enquanto que as maduras demais apresentam sementes mais doces e moles.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article