×
Loading ...

Árvores que trazem sombra e possuem raízes superficiais

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você decidir decorar a sua calçada com árvores que trazem sombra, você trará uma beleza à paisagem de sua casa. Mas você deve se certificar de que essas árvores, e suas raízes superficiais, estão situadas bem longe de sua entrada, para não ter problemas mais adiante, se as raízes dela decidirem vir à superfície.

Poucas coisas são mais belas do que uma árvore colorida no seu jardim (Red Maple tree image by Mr. D from Fotolia.com)

Tipos

Árvores faias e bétulas proporcionam sombra e possuem raízes pouco profundas. Assim como os choupos, as hackberry e as árvores de bordo norueguesas. Outras árvores que proporcionam sombra a proprietários de casas e também possuem raízes superficiais são as bordo de prata, bordo de açúcar e abetos.

Loading...

Função

As funções de uma árvore de sombra são numerosas. Elas são destinadas, em primeiro lugar, a proporcionar sombra durante os meses quentes de verão para os proprietários de casas, os visitantes do parque e qualquer um que pratique caminhadas em uma área durante o calor do sol do meio-dia. Elas também são usadas ​​para reduzir a despesa de residências e empresas de refrigeração durante os meses de verão. Elas servem inclusive para aumentar o valor da propriedade de sua casa ou empresa, uma vez que árvores de sombra podem tornar a paisagem mais bonita. E, finalmente, elas fornecem um descanso e local de nidificação para as aves, bem como para outros animais.

Espaço de tempo

Muitas árvores de sombra com raízes pouco profundas não vivem tanto tempo quanto as outras ávores. A árvore de bordo de prata, por exemplo, vive entre 25 a 40 anos. Já a ávore de vidoeiro de papel vive ainda menos: apenas 25 anos, segundo a Universidade do Tennessee. Uma exceção, no entanto, é a choupo, que pode viver até 100 anos.

Importância

Um dos mais preocupantes problemas para quem optar por plantar uma árvore de sombra com raízes pouco profundas, no entanto, é o efeito que pode ter sobre as calçadas e estradas nas proximidades. Se elas forem plantadas muito perto de calçamentos, podem, eventualmente, causar rachaduras ou levantá-los, inevitavelmente, exigindo a sua remoção se o fizerem. Raízes levantadas também podem interferir no corte da grama, porém algumas árvores de sombra ainda prejudicam o crescimento da grama, o que pode ser uma preocupação.

Considerações

Se você se mudou para uma casa recém-construída que não possui um jardim muito bonito, as árvores de crescimento rápido de sombra podem ajudá-lo a solucionar esse problema. E algumas dessas até mesmo trazem flores coloridas juntamente com a sombra que oferecem.

Potencial

A Universidade do Tennessee recomenda que seja pesquisada qual a melhor árvore de sombra para sua área geográfica, bem como vizinhança. Isso porque algumas árvores precisam ter terra bem úmida (vidoeiro de papel), não serem plantadas perto de pavimentos e calçamentos (hackberry) ou não são tolerantes ao calor de alguns lugares (como a bordo norueguesa ou a oeste do Tennessee).

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...