×
Loading ...

Assuntos para seminários informativos para alunos do ensino fundamental

Atualizado em 17 março, 2017

Um professor pode passar para os alunos do ensino fundamental a tarefa de fazer seminários informativos, para que eles tenham de fazer pesquisas, organizar o material e apresentá-lo do modo apropriado para a audiência. Todas essas tarefas fazem parte da maioria dos padrões educacionais, e você pode ajudá-los a começar por meio de alguns tópicos sugeridos. Faça uma lista de alguns para essas tarefas, e os alunos terão mais facilidade em realizar esses seminários.

Os seminários são um método de aprendizado testado e aprovado (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)

Fatos incomuns

Sugira assuntos que façam com que os alunos precisem procurar fatos. No ensino fundamental eles já estão em uma idade em que conseguem entender a diferença entre fato e opinião, o que melhorará suas capacidades de pesquisa e os treinará para buscar fatos para comprovar algo. Alguns exemplos incluem recordes mundiais estranhos, animais incomuns, lendas urbanas, crenças populares na idade das trevas e relatos de danos causados por tornados.

Loading...

Assuntos sobre a vida dos alunos

Escolha assuntos pelos quais os alunos já tenham interesse. Assim, eles ficarão mais motivados. Lembre-se de que eles estão entrando na adolescência, então os gostos serão os típicos dessa idade, como, por exemplo, dicas de skate, celebridades, como tirar boas notas, filmes favoritos e truques para fechar um jogo de videogame.

História

Os alunos podem ter mais interesse em história do que você imagina. Eles estão em idades nas quais conseguem imaginar outros tempos e locais. Limite o assunto para chegar em algo que os interesse. Algumas sugestões incluem discursos famosos, guerras e revoluções, a mudança das armas com o tempo e eventos históricos que farão aniversário no dia do seminário.

História de uma marca

Incentive os alunos a explorarem a história por trás de uma marca favorita. Desde tênis a computadores e carros, as crianças abraçam as marcas, então peça que elas pesquisem a história de um produto, como quem o desenvolveu, como eram as versões anteriores e quais produtos novos foram lançados. Essa tarefa irá envolvê-los na pesquisa, organização e apresentação da informação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...