Atividades para ajudar crianças com os sons das vogais

Escrito por hilary florence | Traduzido por mariana piastrelli lauria
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para ajudar crianças com os sons das vogais
Ajude os alunos a compreender os sons de vogais com atividades divertidas (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Para que os estudantes se desenvolvam como jovens leitores e escritores, eles devem aprender todos os sons de vogais. Esse conhecimento vai beneficiá-los quando eles encontrarem novas palavras e tentarem decifrar o significado do texto desconhecido. Atividades práticas ajudam as crianças a aprenderem os sons de vogais, ativam uma parte diferente do cérebro e mantém os alunos envolvidos na aula.

Outras pessoas estão lendo

Jogo de varetas

Os alunos irão desfrutar desse divertido jogo de tomada de decisão. Dê a cada aluno cinco varas de artesanato. Instrua-os para rotular os dois lados de cada vara com uma vogal. Por exemplo, um pedaço de madeira deve ter um "A" em cada lado. No topo, dobre um pedaço de cartolina. Em cada lado do cartão, peça aos alunos para tirar duas fotos de objetos com o som de "a" . Um lado deve ter uma imagem pequena de "a", tal como o desenho de uma asa. Em seguida, peça aos alunos ouvirem como você diz uma determinada palavra. Eles devem segurar a vara com a mesma vogal que ocorre na palavra que você disse.

Uso de cores

As crianças terão a oportunidade de ser detetives para esta atividade educacional. Comece dividindo a turma em grupos de três ou quatro alunos. Dê a cada grupo um conjunto de lápis de cor. Explique para os grupos que eles tem um minuto para escrever ou desenhar quantas espécies de animais eles puderem. Diga aos estudantes para sublinhar todos as letras "a" uma cor, todas as letras "i" com outra cor e assim por diante. Os alunos devem, então, criar um "mapa chave" que diz ao leitor qual cor corresponde a cada som de vogal. Peça aos alunos para apresentarem seu trabalho final na frente da turma, corrigindo-os sempre que necessário.

Descubra a frase!

Essa atividade incentiva os alunos a usar pistas contextuais para preencher as vogais em palavras. Escreva uma frase sobre o tabuleiro deixando um espaço em branco onde as vogais deveriam estar. Peça aos alunos que levantem as mãos para adivinharem quais são as vogais que devem preencher os espaços em branco. Os alunos irão apreciar o revezamento, tentando descobrir a mensagem misteriosa. Essa atividade funciona bem quando você quer transmitir um pedido para os alunos, como "Pegue seu livro de ciências".

Uso de fantoches

As crianças mais jovens desfrutam o uso de fantoches em sala de aula. Encontre ou crie dois fantoches diferentes. Dê a cada fantoche um apelido que eles gostem e que tenha a ver com os sons das vogais, como "Lala". Faça um teatrinho para as crianças usando os dois bonecos, dando uma descrição do motivo pelo qual os bonecos tem esse nome, relacionado ao tipo de vogais. Por exemplo, faça de conta que a Lala adora bala. Faça associações com os nomes dos fantoches e os sons das vogais e brinque com os alunos. Peça aos alunos para colocarem itens que contenham uma ou outra vogal na frente de cada boneco, para ajudá-los com a assimilação da brincadeira com o conteúdo de aprendizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível