Atividades para aprender as cores na pré-escola

Escrito por becky hawk | Traduzido por julio vizo
Atividades para aprender as cores na pré-escola
Seja criativo e inclua atividades motoras quando for ensinar as cores para crianças pré-escolares (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Crianças em idade pré-escolar gostam de fazer perguntas. Suas mentes e corpos são ativos e absorvem informações muito rapidamente. Uma ótima maneira de ensinar-lhes é por meio de atividades e jogos. Envolvê-las fisicamente e mentalmente ajudará a solidificar o que estiverem aprendendo.

Jogo de advinhar

Você poderá adaptar um jogo de adivinhações para ensinar as cores para crianças. Reveze com elas para que cada uma possa dizer uma cor e procurar por ela. Comece você, dizendo "Eu vejo a cor (nome da cor)." Peça às crianças que se revezem para adivinhar o objeto ao qual você está se referindo. Tente manter o jogo em movimento e ajudar se elas levarem muito tempo para descobrir. Para incorporar uma atividade física, faça as crianças se levantarem e apontarem para o objeto.

Em algum lugar além do arco-íris

Ajude as crianças a fazerem um arco-íris. Corte as cores em papel colorido para cada criança antes que eles cheguem na sala. Você fará um trabalho mais bonito se recortar círculos e depois cortá-los novamente ao meio. Comece com um círculo de 20 cm e faça outros círculos menores gradativamente. A ordem das cores deve ser vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo. Ajude as crianças a colarem seus arcos coloridos em um pequeno pedaço de cartolina. Certifique-se de fazê-las nomearem cada cor à medida que as colam no cartaz. Enquanto trabalha nisso, peça à elas que citem outros objetos que são da mesma cor. Incentive-as a contarem a seus pais sobre as cores do arco-íris.

Atividades para aprender as cores na pré-escola
Artesanato com arco-íris é uma ótima atividade para nomear cores (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Pescando as cores

Outra ideia divertida para se aprender sobre as cores é brincando de "pesca das cores." Este é um jogo que irá encantar as crianças, além de ser fácil de fazer. Comece com um grande recipiente azul. Recipientes de qualquer tipo funcionarão bem. Faça peixes coloridos de cartolina e cole um pequeno imã na parte de trás de cada um. Para fazer a vara de pescar, use uma vara de bambu e amarre uma corda fina na ponta. Coloque um pedaço de imã na ponta da linha. Fixe com cola quente. Peça para cada criança dizer o nome da cor que ela tenha pescado, se acertarem, dê-lhes um pedaço de doce com a cor pescada.

Ligando as cores

Jogos de ligar as cores são fáceis de criar e são divertidos para crianças pré-escolares. Comece fazendo um grande tapete colorido no chão. Você poderá fazer isso com um único pedaço de papel pardo ou vários grandes pedaços de cartolina. Escolha quatro cores que você gostaria que as crianças aprendessem e exiba-as neste tapete, você poderá recortar-las em cartolina ou pintá-las. Coloque perto de cada criança uma tigela de plástico pequena, cheia de objetos coloridos para combinar com as cores do seu tapete. Você poderá usar brinquedos, blocos, lápis de cor, ou qualquer outro objeto colorido para este jogo. Peça para que cada criança coloque os objetos de sua tigela sobre o ponto com a cor correspondente no tapete. Faça-as dizerem os nomes das cores enquanto colocam os objetos na cor certa.

Atividades para aprender as cores na pré-escola
Jogos de ligar as cores são ótimas maneiras praticar os nomes das cores (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível