Atividades artísticas de ensino de valores a crianças

Escrito por buffy naillon Google | Traduzido por randhal wendel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades artísticas de ensino de valores a crianças
Decalques de folhas podem ajudar a criar um projeto artístico sobre a proteção do meio ambiente (leaves image by pearlguy from Fotolia.com)

O ensino de valores procura educar as crianças sobre o mundo que as rodeia e como agir nele. Muitas das lições da educação de valores como a democracia e o patriotismo já estão incorporadas em assuntos como história ou inglês. No entanto, não há razão para que esses temas não posam ser também uma parte de um currículo de artes em sala de aula. Além de ajudar os alunos a compreenderem esses valores, as artes também ensinam os alunos a resolverem problemas espaciais, bem como contribuem com o desenvolvimento da acuidade visual e coordenação olho-mão.

Outras pessoas estão lendo

Alegria e boas maneiras

As crianças parecem amar máscaras, e elas oferecem uma maneira útil para ensinar a importância da alegria e das boas maneiras ao trabalhar em um projeto artístico. Para as crianças em idade escolar, o melhor material para criar uma máscara é o papel machê. Para completar esse projeto, você precisará de farinha, sal, água, bacia, batedeira, balões e jornal. Quando as crianças estiverem formando as faces, peça para exagerarem as características de modo que elas tenham olhos e bocas sorridentes. Quando o papel machê estiver seco, peça às crianças para pintarem as máscaras. Se estiver desenvolvendo projetos sobre a arte cênica cômica ou o papel dos palhaços, esse projeto é particularmente relevante. Você pode melhorar essa unidade educacional fazendo as crianças encenarem histórias com personagens que aprenderam o valor da alegria e das boas maneiras. (Consulte a seção "Recursos" para obter instruções sobre a confecção de máscaras).

Atividades artísticas de ensino de valores a crianças
O teatro cômico fazia uso de máscaras (here eye image by Lovrencg from Fotolia.com)

Respeito pelo meio ambiente

Com temas como as mudanças climáticas tomando conta do noticiário nacional e internacional, o respeito ao meio ambiente tornou-se um dos pilares da educação de valores. Felizmente, muitas atividades artísticas apoiam esse tema. Uma das mais simples de assimilar é um projeto de folhas e sementes. Peça aos alunos para reunirem folhas e vagens de sementes de diferentes plantas. (Muitas árvores têm vagens que crescem a partir de seus ramos.) Reúna papéis de seda coloridos, papel de construção, cola, lápis preto e giz. Peça aos alunos para criarem decalques colocando as folhas e as vagens sob o papel de seda e marcando gentilmente o papel com lápis e giz até aparecer o decalque da folha e da vagem. Feito isso, peça a eles para recortarem quadros de papel de construção para os decalques e cole o papel de tecido nos quadros. Você pode usar essa tarefa com uma unidade de botânica e biologia em sua classe. (Consulte a seção "Recursos" para obter informações sobre como fazer decalques).

Respeito pela saúde

O respeito à saúde é um dos temas mais simples de educação de valores que você pode usar para criar um projeto artístico. Por exemplo, para uma unidade de saúde tentando transmitir a importância de frutas e vegetais frescos, você pode desenvolver um projeto fazendo uso de natureza-morta, pode fazer uma colagem, uma escultura de argila ou papel machê ou um vídeo de curta-metragem. Ao começar essa unidade de aprendizado, peça aos alunos para selecionarem um meio em que gostariam de trabalhar. Por exemplo, eles podem criar uma natureza morta de frutas e legumes, uma escultura da mesma natureza morta ou fazer um curta-metragem sobre frutas e vegetais e o papel que desempenham na saúde. Você pode incluir essas atividades em uma unidade de biologia ou de ciências sobre saúde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível