Mais
×

Atividades de caligrafia para alunos do primeiro ano do ensino fundamental

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A prática da caligrafia tem um grande enfoque no currículo, durante os primeiros anos do ensino fundamental. Se você é um professor de primeiro ano, ofereça a seus alunos uma variedade de oportunidades para aperfeiçoar suas habilidades na escrita à mão.

Use marcadores de várias cores para desenhar o arco-íris (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Exercícios de caligrafia

As folhas de exercício de caligrafia são instrumentos tradicionais e eficazes para que as crianças desenvolvam a escrita manuscrita. Você pode usar softwares para produzir exercícios de caligrafia, imprimi-los a partir de livros de consulta do professor ou criar seus próprios através de programa de processamento de texto ou caneta e papel. Construa folhas de exercício que permitam que seus alunos possam dominar a formação de letras e palavras. Depois de traçar as letras ou palavras com um lápis ou crayon, os alunos praticam a escrita sobre as linhas em branco contidas nas folhas.

Aluno praticando a escrita manuscrita (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Creme de barbear

Em vez de usar papel e lápis, deixe que seus alunos usem creme de barbear e seus dedos para praticarem suas habilidades de escrita manuscrita. Espalhe uma grande quantidade de creme de barbear em cima de uma mesa ou em uma assadeira, formando uma camada fina. As crianças se divertem, escrevendo com seus dedos no creme de barbear. Forneça aos alunos folhas com guias do alfabeto, enquanto eles praticam a escrita.

Alunos usam creme de barbear para praticar a escrita à mão (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Escrita com letras de lixa

A lixa pode também ser usada para praticar a caligrafia. Corte letras ou palavras em uma lixa e cole-as na superfície de uma mesa ou carteira. Instrua as crianças para que tracem as letras da lixa ou palavras com seus dedos. Essa atividade é ideal para alunos táteis, uma vez que permite que eles sintam como as letras são formadas e comprometem seus músculos ou memória motora.

A lixa pode também ser usada para praticar a caligrafia (Creatas/Creatas/Getty Images)

Escrita do arco-íris

Escrita do arco-íris é outra atividade para os alunos do primeiro ano praticar a caligrafia. Use um programa de processador de texto para imprimir letras ou palavras em uma folha de papel e as distribua aos alunos. Instrua as crianças para usarem diferentes marcadores coloridos e crayons para traçarem as letras impressas; eles devem fazer a letra três ou quatro vezes com uma cor diferente, criando um efeito de arco-íris. Traçar as letras inúmeras vezes dá aos alunos oportunidade de praticar adequadamente a formação das letras, fazendo que eles se tornem mais hábeis na sua escrita. Além disso, as crianças gostam de ver as letras coloridas criadas por eles.

As crianças gostam de traçar letras coloridas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article