Atividades de ciências da Terra para alunos do ensino fundamental

Escrito por ticara gailliard | Traduzido por lívia bono
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de ciências da Terra para alunos do ensino fundamental
Os alunos podem aprender com atividades de ciências da Terra (Phasme dans le désert du sahara image by Daoud from Fotolia.com)

Ciências da Terra refere-se a qualquer estudo científico relacionado à Terra, incluindo geologia, astronomia e meteorologia. Apresentar ciências da Terra a alunos do ensino fundamental deve ser feito de modo que divida conceitos científicos mais complexos em aulas interativas, que possam ser facilmente compreendidas. Engajar os alunos em atividades divertidas de ciências é um ótimo modo de fazer com que eles se interessem mais pela Terra.

Outras pessoas estão lendo

Rochas

Geologia envolve o estudo de rochas e formações rochosas ao longo da história da Terra. Estudar amostras de rochas na sala de aula é um ótimo modo de fazer com que os alunos se interessem por geologia. Faça com que eles coletem diversas rochas perto de suas casas ou escola e as tragam para a aula. Os alunos podem estudar os tipos de rocha que encontraram, classificá-las e aprender como se relacionam com sua localização geográfica. Depois que as classificações tiverem sido feitas, os alunos podem se divertir polindo suas rochas com um polidor. Polidores especiais para crianças são encontrados facilmente, e muitos trazem amostras de rochas para polimento. Incorpore o polimento de rochas em uma aula sobre como o processo de erosão pode quebrar as rochas com o tempo.

Vulcões

Estudar vulcões ajuda os alunos a compreenderem mais sobre as diversas camadas da Terra, e também pode ser uma parte interativa de uma aula sobre vulcões. Fazer um vulcão é um projeto de ciências clássico, e pode ser feito facilmente na sala de aula. Divida os alunos em grupos, e forneça materiais para que cada grupo faça um vulcão. Os suprimentos necessários incluem massa de modelar, corante, bicarbonato de sódio, vinagre e detergente. Faça com que os alunos montem um formato de vulcão com a massa de modelar, com uma depressão profunda no meio. Dentro dessa depressão, os alunos devem despejar uma mistura de 1 colher de detergente, 1 colher de bicarbonato de sódio e algumas gotas de corante vermelho. Explique para os alunos que isso representa a lava dentro de um vulcão, incorporando isso a uma aula sobre o funcionamento dos vulcões. Para terminar, deixe que os alunos façam seus vulcões entrarem em erupção, despejando lentamente um quarto de xícara de vinagre branco no centro. Tenha à mão produtos para a limpeza.

Ciclo das águas

Essa atividade divertida pode ajudar os alunos a aprenderem sobre o ciclo da água na Terra, incluindo a precipitação, a coleta, a evaporação e a condensação. Conduzir uma aula sobre o ciclo da água em um dia chuvoso é uma ótima ideia. Faça com que os alunos criem seus próprios ciclos da água. Cada aluno precisa de um jarro, uma planta pequena, uma tampa de garrafa e um pouco de terra, areia e pequenas pedras. Faça camadas dentro dos jarros, primeiro com as rochas, depois areia e depois terra. Por cima da terra, coloque a planta e a tampa da garrafa. Então, peça aos alunos que coloquem seus jarros em uma área ensolarada e reguem as plantas. Durante as próximas semanas, os alunos podem observar cada componente do ciclo da água dentro dos jarros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível