Mais
×

Como saber se o frango está estragado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O frango pode ser altamente nocivo se estiver estragado. A pior das hipóteses é a salmonela, uma bactéria que causa doenças sérias. A salmonela pode ser morta pelo cozimento completo do seu frango. Infelizmente, muitas outras bactérias deixam para trás toxinas após o cozimento, o que significa que se o seu frango estiver estragado, você deve jogá-lo no lixo. Ainda bem que os sinais de um frango estragado são fáceis de detectar.

Instruções

O frango estragado mostra sinais distintivos (Macro shot of raw chicken breast on brown wooden board image by Olga Sapegina from Fotolia.com)
  1. Verifique a data de validade na embalagem do frango antes de comprá-lo. É o modo mais fácil e simples de confirmar se ele pode ser consumido. Mesmo que ainda possa cozinhar o frango após a data de validade, você corre mais riscos.

  2. Descubra quanto tempo o frango ficou guardado antes de ser cozido. O frango deve ser refrigerado a 4º C ou menos antes de ir ao fogo, e o frango cru não deve nunca ser mantido na geladeira por mais de 48 horas. Já com o frango congelado, você deve consumir dentro de seis meses após o congelamento. Da mesma foma, o frango cozido que sobra de uma refeição deve ser colocado na geladeira imediatamente, e não é recomendado esperar mais que dois ou três dias para comê-lo.

  3. Cheire o frango. Um odor estranho é uma ótima forma de determinar se o alimento está fresco. O frango estragado tende a cheirar azedo ou ter um cheiro de amônia, mas, seja lá qual for o odor, a dúvida entre se ele está apropriado para o consumo ou não será muito pequena.

  4. Sinta a consistência da superfície do frango. O frango estragado causará uma sensação pegajosa ou desagradável. Se ele já tiver sido lavado, pode apresentar também uma cor acinzentada ou amarelada.

  5. Avalie o sabor do frango quando estiver comendo. Embora o frango saboroso possa não estar livre de bactérias, o que tem sabor estranho ou falta de gosto é definitivamente impróprio. Se o gosto estiver ruim, não engula.

Dicas

  • Ter comprado um frango estragado pode fazer você querer cozinhá-lo prontamente se tiver gasto uma boa quantia de dinheiro com ele. Resista a essa tentação. Ao invés, guarde o recibo e o devolva, com embalagem e tudo, ao comércio onde você comprou. Eles podem estar dispostos a lhe dar um reembolso.

Aviso

  • Não dê frango estragado para os seus animais de estimação. Isso pode deixá-los tão doentes quanto você ficaria se consumisse a carne. Lacre bem a lata de lixo que você o colocou para que nenhum animal da vizinhança tenha acesso.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article