Educação e ciência

Atividades de classe sobre o passado simples

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por andrea b. balieiro
Atividades de classe sobre o passado simples

Ensine o passado de palavras engraçadas para prender a atenção das crianças

fun image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com

Embora possa ser bonitinho quando uma criança diz "eu sabo" ou "eu consego", os alunos precisam saber como usar os verbos no passado, para falarem e escreverem corretamente. Você pode pendurar cartazes em sua sala de aula, com a lista do tempo passado dos verbos mais utilizados, mas as crianças precisam praticar, a fim de dominá-los. Torne suas lições relevantes contando histórias a seus alunos e ensinando-os as conjugações dos verbos mais utilizados, como "brincar", "correr" e "ir".

Outras pessoas estão lendo

Contar histórias

Peça a seus alunos para criarem uma história em três partes: passado, presente e futuro. Peça que escrevam uma história de ficção que comece no passado, e toda essa parte deve ser escrita no passado. A próxima seção deve ser sobre os personagens em tempo atual e a última seção no futuro. Esse exercício irá ajudá-los a pensar sobre o uso de tempos verbais e a desenvolver sua narrativa e habilidades de escrita. Peça a eles que leiam a história em voz alta quando estiver pronta, seja em casa ou com um colega. Eles podem ser capazes de prestar atenção nos erros de conjugação que cometeram quando estiverem lendo em voz alta e então corrigi-los.

Caça ao tesouro dos tempos verbais

Dê a cada aluno uma cópia de uma revista ou um conto. Peça-lhes para procurarem exemplos de verbos no passado. Peça que destaquem as palavras. Se você estiver trabalhando a escrita com eles, peça que escrevam uma lista de todas as palavras que encontraram. Sobre as crianças mais velhas, elas têm prática em escrever as palavras em letra cursiva. Divida as crianças em pares e peça-lhes para compararem as suas listas. Faça uma lista mestra com a ajuda de toda a classe para ter certeza de que ninguém perdeu quaisquer palavras.

Verbo do dia

Comece cada dia contando às crianças sobre o "verbo do dia." Escolha um verbo e escreva na lousa junto com os tempos passado e futuro. Explique a definição da palavra e use-a em uma frase. Faça-os praticar escrevendo esse verbo e a frase. Durante todo o dia, use a palavra na aula e incentive as crianças a fazerem o mesmo. Dê a uma criança um adesivo cada vez que ouvi-la usar esse verbo no passado corretamente. Essa atividade ensina as crianças sobre os tempos, bem como novas palavras.

Planilha personalizada

Escreva uma planilha de frases que inclua verbos no presente. Use o nome de um aluno em cada frase, para que haja uma para cada criança. Por exemplo, "Mark pega o hamster que se senta no chão." Distribua as planilhas e peça às crianças que encontrem os verbos no tempo presente e mude-os para o passado. Para um exercício inicial, coloque os verbos em negrito para que as crianças possam encontrá-los facilmente. Seus alunos podem se espantar ao ver seus nomes impressos, e este exercício também mostra-lhes como o passado é relevante para suas vidas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media