Atividades de conscientização corporal para usar na escola

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de conscientização corporal para usar na escola
Ensine seus alunos a movimentarem seus corpos (Child's Play image by john hodgkiss from Fotolia.com)

Quando um estudante não tem consciência corporal é incapaz de controlar completamente seu corpo e pode demonstrar um comportamento desajeitado ou descuidado. Quando as crianças se desenvolvem fisicamente pode se tornar difícil para elas acompanhar as mudanças de seu próprio corpo. É nessa fase que os professores podem ajudar os alunos a desenvolver o domínio de seus corpos através de atividades de conscientização corporal.

Outras pessoas estão lendo

Quebra-cabeça do corpo

Ajude os alunos a se familiarizarem com a anatomia do corpo humano, criando um quebra-cabeça corporal. Selecione um desenho de corpo inteiro ou a foto de uma pessoa. Recorte a figura em vários pedaços, removendo cabeça, tronco, braços e pernas. Aumente a durabilidade e proteja os recortes das diferentes partes aplicando sobre eles papel contact ou material equivalente. Depois, coloque-as em um envelope. Dê um envelope para cada estudante e deixe-o montar as partes para criar uma pessoa completa.

Simon Says

Nos Estados Unidos, há um jogo chamado "Simon Says" que em algumas partes do Brasil pode ser conhecido como "Faça o que seu mestre mandar". Quando estudantes jogam uma rodada desse jogo, eles aprendem a controlar seus corpos. Peça aos alunos para se levantarem e certifique-se de que cada aluno tenha espaço suficiente ao seu redor para se mover sem esbarrar no colega. Informe aos alunos as regras do jogo: quando você disser "Faça o que seu mestre mandar", seguido de uma ação que eles devem completar; se você indicar uma atividade sem dizer "Faça o que seu mestre mandar", eles não devem concluir a ação.

Durante o jogo, peça aos alunos para realizar movimentos que deem a eles mais consciência de seus corpos, como tocar os dedos dos pés ou cruzar os braços na frente do peito. À medida que o jogo avança, os alunos continuarão a desenvolver sua coordenação e desenvolver maior noção corporal.

Cabeça, ombros, joelho e pé

A canção "Cabeça, ombros, joelho e pé" é mais do que apenas uma cantiga divertida. É também uma ferramenta eficaz para treinar seus alunos para obter maior consciência corpórea. Cante a música para eles, peça para se levantarem e diga-lhes que, quando você cantar novamente, eles devem tocar cada parte do corpo citada na canção.

Aponte e nomeie as partes do corpo

No início de cada dia de aula, envolva os estudantes num desafio de anatomia para ajudá-los a se familiarizar com as partes de seus corpos e selecione duas ou três para discutir a cada dia. Pergunte aos alunos "onde está seu...” , seguido por uma dessas partes. Instrua-os a levantarem as mãos, se eles souberem a resposta. Selecione um aluno e deixe-o se levantar e apontar a parte solicitada. Use elogios e pequenas recompensas para premiar aqueles que derem respostas corretas. Ao longo do ano, vá gradualmente perguntando sobre partes do corpo mais difíceis e ensine as mais fáceis e menos conhecidas aos seus alunos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível