Atividades para construção de habilidades interpessoais para adolescentes

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por ninah coracini
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Atividades para construção de habilidades interpessoais para adolescentes
Faça com que os adolescentes se comuniquem através da construção de habilidades de comunicação interpessoais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Com habilidades interpessoais altamente desenvolvidas, os adolescentes podem trabalhar cooperativamente de forma mais eficaz. No entanto, construir essas habilidades pode ser um desafio, especialmente ao lidar com adolescentes que evitam interação. Para tornar a construção dessas habilidades um pouco mais fácil, envolva-os em atividades de perguntas especificamente projetadas para aprimorar essas habilidades cooperativas.

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Alinhamento de silêncio

Faça com que eles se acostumem com o conceito de comunicação ao lhes apresentar um desafio. Peça que criem um alinhamento de silêncio. Apresente a maneira que você quer que eles se alinhem. Por exemplo, você pode pedir para se alinharem em ordem alfabética pelo sobrenome. Entretanto, peça que eles completem esse alinhamento sem falar. Diga que eles podem se comunicar com gestos físicos, mas que devem permanecer em silêncio o tempo todo, deixando a tarefa decididamente mais difícil.

"Bingo de fatos"

Force os alunos a falar uns com os outros envolvendo-os em um jogo chamado "Bingo de Fatos". Antes do início da aula, crie uma grade de 5 por 5. Em cada grade, escreva uma declaração que pode ser aplicada a um ou mais dos adolescentes participantes. Por exemplo, você pode escrever a declaração "Eu estive em outro país". Crie cópias de sua grade. Quando os adolescentes chegarem, dê a cada um uma cópia e peça para que ele se movam pela sala colhendo assinaturas de pessoas que se encaixam em cada categoria. Recompense o primeiro adolescente que completar a sua grade e crie um bingo.

Jogo de cartas "Quem sou eu?"

Coloque os alunos para pensar - e se comunicar - com o jogo "Quem sou eu?". Antes da aula, anote alguns nomes de pessoas famosas, históricas e atuais. Quando eles chegarem à sala de aula, cole um cartão na testa de cada aluno. Peça que eles se movam pela sala fazendo perguntas de "sim" ou "não" uns aos outros para tentar descobrir qual o nome escrito no cartão. Recompense o primeiro adolescente a descobrir o nome em seu cartão.

Pista de obstáculos com olhos vendados

Torne a comunicação interpessoal mais importante ao tirar um dos sentidos de seus adolescentes. Crie uma pista de obstáculos em sua sala de aula, movendo mesas e móveis ao redor para bloquear partes da sala e torná-la difícil de se percorrer. Divida as equipes em pares e cubra os olhos de um membro de cada dupla. Selecione duas equipes de cada vez para tentar o desafio, pedindo para que um membro da equipe fique no lado oposto da pista e direcione o caminho para o parceiro com os olhos vendados, ajudando-o a percorrer com segurança pelo caminho.

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