Mais
×

Atividades de desenho para a educação infantil

Os alunos da educação infantil podem achar mais fácil expressar um conceito através de um desenho do que ler e escrever sobre ele, e justamente isso faz com que a habilidade de desenhar seja tão importante para estes alunos. Os professores se utilizam das atividades de desenho como uma forma de envolver os alunos em atividades que os ajudarão a dominar as habilidades necessárias para alcançar a alfabetização.

Os alunos da educação infantil utilizam o desenho para expressar conceitos que ainda não conseguem escrever (pencil image by vanillla from Fotolia.com)

Formas geométricas

Os alunos da educação infantil devem reconhecer círculos, quadrados e retângulos ensinados no início da escolarização. Nesta etapa de ensino, acrescentam-se as figuras ovais e os retângulos, mas a maioria dos alunos também reconhece estrelas e corações. Peça aos alunos que utilizem uma cor diferente para cada forma ao fazê-las com papel-cartão. Eles poderão sobrepor os modelos, uni-las e misturar diferentes formas em uma colagem.

Ponto a ponto

Utilize trabalhos impressos com o ponto-a-ponto para ajudar os alunos a aprender as formas básicas das letras e use as formas geométricas para reforçar a progressão da esquerda para a direita, que os alunos usarão durante a leitura. Ajude-os a se mover de um número para outro seguindo a progressão correta dos números e peça a eles que identifiquem a letra depois de terem concluído a forma. Revise o som da letra.

Sequência

Leia para os alunos um conto ou uma rima e peça a eles que identifiquem três ou quatro eventos principais encontrados na história. Leve-os a pensar sobre como o personagem principal se moveu através dos eventos retratados por imagens que serão colocadas em ordem correta.

Cor, linha e figuras geométricas

Comece pedindo aos alunos para identificar as oito cores básicas (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, branco e preto). Em seguida, para identificar os diferentes tipos de linhas: retas, tortas, grossas, finas, onduladas, curvas e em ziguezague. E, finalmente, para identificar as formas básicas, como círculo, quadrado, triângulo, coração, estrela, oval e retângulo.

Peça aos alunos para utilizar componentes de cor, linha e forma geométrica para ilustrar uma história familiar ou rima.

Minha comunidade

Peça aos alunos que façam uma representação da família e do lar, dizendo-lhes para incluir membros da família, animais de estimação e qualquer outra pessoa que viva em sua casa. Depois de os alunos haverem completado seus desenhos, colete-os e fale sobre as diferentes pessoas e animais que podem fazer parte de uma família. Discuta os diferentes tipos de casas representadas nos figuras, comparando os desenhos e identifique às semelhanças e diferenças que compõem um bairro diversificado.

Contorno dos desenhos

Desafie os alunos a desenhar um objeto sem olhar para as próprias mãos enquanto o fazem. Use o olho para seguir a forma de um objeto no quadro, instruindo-os a observar o objeto com os olhos e seguir o mesmo movimento com o lápis na mão. Permita que eles se divirtam e riam quando o desenho se parecer pouco com o objeto esperado.

Faça um furo em um dos lados de uma caixa de sapatos, de tamanho suficiente para inserir um lápis pequeno. Agora, tente novamente o mesmo exercício. Mantenha as caixas de sapato e incentive os alunos a repetir o exercício com frequência, a fim de melhorar a capacidade de desenhar o que veem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article