Atividades para desenvolver o espírito de equipe na primeira infância

Escrito por karen kleinschmidt | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para desenvolver o espírito de equipe na primeira infância
Atividades para desenvolver o espírito de equipe podem ajudar a criar coesão no grupo (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Atividades para desenvolver o espírito de equipe ajudam a construir a confiança e a coesão em um grupo. Orientadas por um adulto de confiança, as crianças são capazes de guardar as lições dessas atividades e aplicá-las na escola, nos esportes, no escotismo ou na vida de modo geral. Dessa forma, as crianças têm mais condições de resolver os problemas por conta própria e aprendem as habilidades necessárias para trabalharem juntas, a fim de concluir algo de forma abrangente e eficiente.

Outras pessoas estão lendo

Jogo do palito de dente

Essa atividade funciona para crianças a partir de 3 anos de idade. Pode ser feita durante a aula, com um grupo ou com a família. Providencie um elástico e cerca de 30 palitos. Dê a cada membro do grupo um palito para quebrar no meio. Pegue os 20 palitos restantes e amarre-os com o elástico. Dê o monte para que cada membro do grupo tente quebrá-lo. Logo verão que não conseguem. Para finalizar, converse sobre a força de uma equipe ou família quando estão unidos e trabalhando juntos lado a lado.

Blocos de montar

Utilizando blocos de montar, divida o grupo em subgrupos de seis a oito membros. Diga às crianças que elas têm dois minutos para decidir entre elas o que vão construir com os blocos. Nesse momento, elas não devem tocar nas peças. Depois disso, cada grupo tem três minutos para completar a estrutura sem conversar. Quando terminarem, o grupo pode compartilhar suas experiências sobre como decidiram sobre o que construir, como solucionaram os problemas ou comprometeram-se em chegar a uma decisão.

Não deixe as bolas caírem

Essa é uma atividade simples jogada com uma bola para cada seis alunos. O objetivo do jogo é a equipe desenvolver uma estratégia para completar a tarefa. Você pode instruí-los a não deixar a bola cair no chão por 10 segundos ou 30 passes. Uma outra variação seria não deixar a bola cair sem que a mesma pessoa tocasse nela duas vezes seguidas. Esse jogo estimula as crianças a trabalharem juntas e a desenvolver o espírito de equipe.

Bambolês

Todas as crianças do grupo dão as mãos. Diga a elas para se concentrarem e não soltarem as mãos. Elas vão precisar uma das outras para completar a tarefa. Em três locais diferentes, coloque um bambolê no encontro de duas mãos. Faça as crianças se sacudirem e se moverem para passar o bambolê sobre seus corpos e para a próxima pessoa sem soltar a mão do colega. A equipe também deve observar os outros bambolês. Sem parar de se movimentar, mas reduzindo a velocidade, o grupo não deve deixar que dois bambolês se encontrem. Se a tarefa for muito avançada para seu grupo, comece com um bambolê e aumente a quantidade à medida que a velocidade cresce.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível