Atividades diárias da mulher medieval

Escrito por casandra maier | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades diárias da mulher medieval
A vida da mulher medieval girava em torno da vida de seu marido (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O período medieval marca uma das eras mais longas da história europeia. A vida das mulheres nesse período certamente não era fácil. A sociedade era completamente dominada por homens, tornando as atividades diárias das mulheres focadas em servir ao marido, ao pai ou ao irmão. Essas atividades também eram determinadas pelo nível socioeconômico das mulheres.

Outras pessoas estão lendo

Conceitos básicos

A rotina da mulher medieval começava ao amanhecer e era semelhante à de seu marido. Depois de casada, ela estava completamente sob o controle de seu marido e, portanto, ela tinha de saber seu lugar na sociedade. As tarefas e atividades diárias eram apoiar e supervisionar as necessidades do lar, independentemente da classe social da mulher, o que incluía as responsabilidades familiares. As mulheres nobres levavam vidas mais confortáveis, enquanto o cotidiano das camponesas e servas era marcado pelos trabalhos intensivos.

Nobres

A mulher começava seu dia ao amanhecer, indo à missa ou fazendo orações matinais, seguidas pelo café da manhã. Suas atividades diárias eram em grande parte dependente dos desejos e da presença de seu marido. Em sua ausência, a mulher nobre deveria cuidar das finanças do lar e das propriedades, bem como a coleta de impostos. Ela também supervisionava as fazendas e solucionava conflitos.

O tempo de lazer incluía bordar, dançar e "discussões sobre torneios, noivados, casamentos, poesia e amor cortês," de acordo com o site "Medieval-Life-And-Times.com". Ela também era responsável pela educação das meninas de classe alta enviadas para sua casa. Na parte da tarde, as nobres supervisionavam o preparo de refeições e certificavam-se de que as reservas de alimentos fossem suficientes. Depois do jantar, elas costumavam se entreter com músicos, malabaristas, acrobatas e dançarinos. Seu dia terminava com orações antes de dormir.

Servas

As servas eram muitas vezes camponesas enviadas aos lares das famílias ricas para atender a suas necessidades. Isso incluía as amas-de-leite e as damas de companhia. Sua vida diária girava em torno das necessidades das mulheres nobres a quem serviam. Na parte da manhã, as damas de companhia ajudavam as nobres a se vestir, já que o vestuário era bastante elaborado. As amas-de-leite eram responsáveis pelos cuidados diários de crianças nobres. As outras servas passavam os dias cuidando da cozinha, da limpeza e da lavanderia, a fim de manter a casa em ordem.

Camponesas

O cotidiano de uma camponesa começava bem cedo, às três da manhã. Ela preparava o café da manhã para o marido e os filhos antes de começar a trabalhar nos campos ao amanhecer. Como 90 por cento das camponesas vivia em áreas rurais, as tarefas diárias geralmente incluíam o trabalho agrícola, cuidados com as hortas e os animais, como gansos e galinhas. Elas também preparavam refeições, costuravam roupas e faziam conservas. Além de suas tarefas diárias, as camponesas também eram responsáveis ​​por cuidar de seus filhos, o que lhes deixava pouco ou mesmo nenhum tempo para o lazer. O trabalho fora de casa era concluído ao anoitecer, quando ela ia preparar o jantar e esperar para comer até que seu marido e as crianças tivessem acabado de comer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível