Atividades divertidas de cinco minutos para o sexto ano

Escrito por sarahlynne davis | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades divertidas de cinco minutos para o sexto ano
Alunos do sexto ano apreciarão atividades que encorajem a socialização (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Como alunos do ensino fundamental, as crianças do sexto ano aprendem organização, liderança e motivação de forma intrínseca. Os alunos podem ter dificuldades com amizades, começar a namorar e se afastar dos pais e professores. A socialização e a aceitação são muito importantes nesse período. Atividades de cinco minutos devem fazer parte do ensino mas também deve-se respeitar o mundo pré-adolescente, bem como encorajar exercícios de movimento para explorar a necessidade de aprendizagem cinestésica.

Outras pessoas estão lendo

Contar histórias

Jogue um bicho de pelúcia para uma aluna. Ela deve começar uma história e dizer pelo menos duas frases porém não mais do que quatro. Então ela deve arremessá-lo para o próximo aluno, que continua a história. O brinquedo pode ser lançado pela sala por cinco minutos e, quando o tempo acabar, a próxima pessoa deve terminar a narrativa. O professor pode fazer um prefácio dessa atividade lembrando aos alunos para se focarem no começo, meio e fim bem como desenvolverem o personagem. Os alunos devem escutar uns aos outros e responder apropriadamente para que esse exercício dê certo.

Atividades divertidas de cinco minutos para o sexto ano
Traga um bicho de pelúcia para incentivar os alunos a contar uma história (Comstock/Comstock/Getty Images)

Cartões musicais

Peça aos alunos para escreverem dois acontecimentos e duas opiniões em tiras de papel. Espalhe as frases pela sala. Depois, toque "cartões musicais". Conte regressivamente a partir do número cinco e peça para que eles pisem em um acontecimento quando chegar ao zero. Na próxima rodada, remova um par de tiras e peça por uma opinião. Esse jogo também é excelente para qualquer conceito que se divida em duas ou mais categorias, como praticar regras de divisibilidade. Espalhe números no chão e peça para eles pisarem em um número que seja divisível por quatro, etc. Alternativamente, o site www.mathandreadinghelpforkids.org sugere pedir às crianças que soletrem palavras enquanto uma música toca, veja quantas vezes elas conseguem escrever corretamente os termos depois que a música pára.

Atividades divertidas de cinco minutos para o sexto ano
Através da música, promova atividades de movimento divertidas (Creatas/Creatas/Getty Images)

Diálogo de Mensagem Instantânea

Coloque os alunos em pares e dê aos times cinco minutos para escrever um diálogo usando linguagem de mensagem instantânea. Por exemplo, eles podem usar palavras como "vc", "blz" ou "novis". Isso é uma atividade especialmente útil se eles aprenderam a pontuar diálogos recentemente. Os estudantes podem escrever as conversações e então representá-las na frente da sala. A ideia é mostrar o número de palavras que se modificaram para se adaptarem à cultura tecnológica, mas também para mostrar que o português padrão ainda é útil e necessário.

Atividades divertidas de cinco minutos para o sexto ano
Através de abreviações os alunos compreenderão o valor da linguagem padrão (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Corrida de revezamento

Esse jogo funciona especialmente bem para problemas matemáticos ou fazendo a diagramação de sentenças - conceitos que incluem três ou mais passos. Alinhe os estudantes em times de quatro pessoas. Diga o problema de matemática ou sentença em voz alta. O primeiro aluno da fila deve escrever o problema ou frase no quadro. O próximo tomará nota dos passos caso seja um problema de matemática ou classificar as partes do discurso caso seja uma sentença. O terceiro vai resolver o problema ou diagramar a sentença. O quarto pode checar o trabalho com seu time. O primeiro time a completar todos os quatro passos ganha a rodada.

Atividades divertidas de cinco minutos para o sexto ano
Na corrida de revezamento, ganha o time mais entrosado (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível