Atividades para ensinar o valor da amizade para crianças

Escrito por margo dill | Traduzido por rosangela gandini
Atividades para ensinar o valor da amizade para crianças

Ensinar sobre as qualidades de um amigo tornará as crianças mais acessíveis

friends image by sonya etchison from Fotolia.com

Ensinar às crianças sobre a amizade é parte de muitos currículos escolares de educação de caráter. Embora as crianças pequenas geralmente conversem sobre os amigos, elas podem não ter uma compreensão do que uma boa amizade realmente é. Uma vez que se discutam as características e exemplos de um amigo, podem-se fazer várias atividades para que os alunos se lembrem das qualidades de uma amizade. É possível também manter uma lista das características de um bom amigo em sala de aula e referir-se a isso quando vir alunos manifestando essas qualidades.

Outras pessoas estão lendo

Encenações

friends image by sonya etchison from Fotolia.com

Um ótimo modo de ensinar crianças sobre a amizade é representar. O professor dá uma situação para os alunos e um papel para desempenhar em cena. Então, eles atuam sobre como um "bom" amigo agiria, em oposição a um amigo ruim. Por exemplo, para crianças mais novas, pode-se escolher três alunos para uma dramatização. Uma das crianças está chateada porque a amiga sentou-se com outra pessoa na hora do recreio. Peça para as três crianças decidirem como um bom amigo resolveria esse problema. Um exemplo de solução seria convidar a criança que se sentiu deixada para comer junto com as outras duas. Depois que os alunos terminarem as dramatizações, pode-se levar para a aula a discussão de como eles mostraram as qualidades da amizade.

Correntes da amizade

friends image by sonya etchison from Fotolia.com

Outra atividade divertida é fazer uma corrente da amizade. Primeiro discuta com as crianças as qualidades de ser um bom amigo, como a honestidade, lealdade e a confiabilidade. Depois dê pequenas tiras de cartolina que podem ser transformadas em uma corrente de papel. Nessas tiras, os alunos escrevem o nome dos amigos e as qualidades que essa pessoa tem. Em seguida, eles fazem a própria corrente, individual, de amigos. Os estudantes então juntam os trabalhos para fazer uma corrente bem longa, de toda a classe. Outra variação é dar a cada aluno uma tira de cartolina com o nome de um colega de sala. O aluno deve escrever que qualidades de amigo aquela pessoa possui, e então ligar todas as tiras juntas para fazer uma corrente da amizade maior.

Receitas de amizade

friends image by sonya etchison from Fotolia.com

Essa atividade também pode começar com uma discussão em sala de aula sobre o que faz alguém ser um bom amigo. Quando os alunos tiverem pensado e mostrarem as sugestões, estarão prontos para fazer receitas de amizade. No site "GoodCharacter.com", uma receita de amizade é descrita como "Diga a alguém como ser um bom amigo. Inclua os ingredientes de uma amizade e a receita (passos) para ser um bom amigo ou fazer novos amigos." (ver Referência 2) Por exemplo, os estudantes poderiam escrever como ingredientes: 3 xícaras de confiabilidade,1 colher de sopa de humor, e assim por diante. Os passos para a receita poderiam ser: "Misture a confiabilidade ao humor. Adicione aos poucos a lealdade." Deixe que os alunos leiam receitas verdadeiras para se basearem para fazer as da amizade. Quando eles tiverem criado as receitas da amizade, podem copiá-las em um cartaz e decorar a sala para uma exposição sobre a amizade.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media