Atividades para ensinar higiene pessoal a crianças

Escrito por melanie j. martin | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para ensinar higiene pessoal a crianças
Ensine às crianças a lavar as mãos sempre para impedir que os germes se espalhem (washing hands image by Julia Britvich from Fotolia.com)

As crianças precisam aprender sobre higiene pessoal desde pequenas. Quando a higiene apropriada se tornar parte de sua rotina, naturalmente elas irão continuar praticando-a enquanto crescem. Use atividades divertidas para inspirar seus filhos a desenvolver hábitos de higiene pessoal. Crie e mantenha-se em uma rotina de higiene que incorpore atividades divertidas, pois crianças pequenas precisam de uma rotina bem estruturada para lembrar o que está envolvido na higiene apropriada.

Outras pessoas estão lendo

Cante uma canção

Cante uma canção sobre lavar as mãos, escovar os dentes ou pentear os cabelos, ou cante uma canção que descreva o ritual de higiene matinal ou noturno da criança, para ajudá-la a lembrar-se do que deve fazer. Invente uma canção para o seu filho usando o nome dele, pois cantar uma canção que o tenha como protagonista irá deixá-lo muito feliz.

Banhos divertidos

Algumas vezes, as crianças aprendem sobre higiene simplesmente brincando, ou seja, elas aprendem que a higiene pode ser divertida. Faça da hora do banho um ritual divertido, adicionando algumas bolhas de sabão. Permita que a criança brinque com brinquedos que flutuem, como barcos ou um patinho de borracha. Dê à criança um animal ou um boneco à prova d'água, dizendo a ela que deve dar banho no brinquedo. Enquanto a criança cuida do boneco, ela irá aprender a cuidar de si mesma. Segundo o site Parents, a maioria das crianças (e adultos) não precisa lavar o cabelo diariamente, então ensine à criança uma rotina que funcione para o tipo de cabelo dela, como por exemplo, lavá-lo a cada dois dias, mas limpá-lo diariamente.

Leia um livro

Leia um livro de histórias sobre um personagem que aprende sobre higiene pessoal. Se as crianças lerem sobre um personagem que teve uma dor de dente terrível por conta de cáries, elas provavelmente irão querer manter seus próprios dentes saudáveis. Escolha um livro envolvente que explique de forma clara e simples sobre a higiene pessoal para crianças e leia-o com uma voz animada. Faça perguntas à criança enquanto lê, como "o que você acha que aconteceu depois?". Visite o site Story Place para ouvir "I Will Not Take a Bath" (Eu Não Vou Tomar Banho), uma ótima história para ensinar às crianças como tomar banho regularmente.

Brinque de cabeleireiro

Ajude uma criança a aprender a gostar de pentear os cabelos brincando de cabeleireiro com ela. Não gaste muito tempo com penteados elaborados, e ao invés disso, crie penteados simples e divertidos. Tente cabelos espetados ou use grampos de cabelo coloridos. Arrume seu próprio cabelo com um estilo incomum ou deixe a criança brincar com ele. Use um condicionador para deixar o cabelo mais fácil de pentear, pois as crianças vão gostar mais se ele não estiver embaraçado. Quando se trata de cabelos secos, o site Parents sugere trabalhar com óleos leves e perfumados, como de coco ou amêndoa, para domá-los e mostrar às crianças que cuidar dos cabelos pode ser divertido.

Tabela

Crie uma tabela que relacione as diferentes tarefas de higiene pessoal que as crianças precisam cumprir a cada dia e permita que elas coloquem um adesivo ao lado de cada tarefa finalizada. Ver todas as tarefas que cumpriu dará à criança um sentimento de satisfação, mostrando-lhe que assumir a responsabilidade por sua própria higiene pessoal não é tão difícil. A tabela vai motivá-la a continuar aprendendo a cuidar melhor de si mesma, especialmente se receber um prêmio pequeno no final da semana.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível