Atividades de ensino sobre o Rei Midas e o toque de ouro

Escrito por martha mendenhall | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de ensino sobre o Rei Midas e o toque de ouro
No famoso mito, tudo o que o Rei Midas toca vira ouro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Alunos do ensino fundamental são muitas vezes apresentados ao estudo da Grécia Antiga. Ler mitos populares, como a história do Rei Midas, pode ajudar a aprofundar a compreensão das crianças, criando uma conexão entre os estudos sociais e as aulas de línguas e artes. Ofereça atividades sobre esse mito, nas quais as crianças comparem versões da história recriando as narrativas de forma moderna, descobrindo mais dos personagens ou fazendo uma peça teatral em sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Um Midas moderno

Muitas versões do mito do Rei Midas e seu toque de ouro estão disponíveis, portanto escolha a sua preferida e leia-a para a turma. Uma vez que os alunos tenham ouvido a história, peça que imaginem que isso aconteceu não com um rei da antiguidade grega, mas com alguém nos tempos atuais. Discuta com a turma formas de transportar os personagens e eventos mitológicos para o mundo moderno. Peça que cada criança crie versões em contos, poemas, peças ou histórias em quadrinhos do mito. Depois que os alunos tenham criado suas recontagens modernas, deixe que compartilhem suas criações com o resto da turma.

Rei Midas contra Rei Midas

Ajude os alunos a aguçar suas habilidades de comparar e contrastar os elementos de uma história apresentando algumas versões diferentes do mito do Rei Midas. Você pode oferecer apenas versões em forma de narrativa ou em diversos formatos, como peças, desenhos animados e histórias em quadrinhos. Ofereça versões que apresentem visões diferentes do enredo e dos personagens e, se possível, algumas que tenham sido escritas em épocas diferentes. Considere usar a versão escrita no século XIX por Nathaniel Hawthorne em seu livro "Wonder Book for Boys and Girls" (Livro maravilhoso para meninas e meninos) e o desenho criado por Walt Disney no início do Século XX chamado "The Golden Touch" (O toque de ouro). Compare e contraste as versões apresentadas com os alunos.

Descubra mais

Leia para os alunos uma versão tradicional do mito do Rei Midas. Depois de ouvirem o mito, peça que cada um escolha um personagem — o Rei Midas, Dionísio ou o sátiro Sileno. Os alunos devem pesquisar a respeito dos personagens, buscando fatos históricos e mitológicos sobre os mesmos ou, no caso de Sileno, sobre sátiros em geral. Cada aluno deve desenvolver um relatório curto sobre suas descobertas, incluindo quaisquer imagens que cheguem a encontrar. Peça a cada aluno que apresente seu relatório à turma e discuta como fatos históricos, lendas e ficção se combinam para criar um mito.

Apresentação em aula

Escolha uma recontagem teatral do mito do Rei Midas, como a peça disponível no website da Escola Fundamental Highland Park. Escolha alunos para interpretar papéis na peça e peça que criem roupas usando lençóis velhos ou pedaços grandes de tecido. Deixe que os alunos usem o quadro na frente da sala para desenhar um "pano de fundo" para a peça, incentivando-os a inserir detalhes específicos do cenário para indicar o tempo e o lugar. Determine a ação da peça, fazendo decisões sobre eventos como o ato de transformar objetos e pessoas em ouro. Talvez a pessoa ou objeto transformado fique parado no mesmo lugar ou seja banhado de purpurina dourada pelo aluno que interpretar Dionísio. Depois de ensaiar a peça, faça uma apresentação em aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível