Atividades de ensino para sólidos geométricos

Escrito por ashley seehorn | Traduzido por fernando prezotto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de ensino para sólidos geométricos
Sólidos geométricos envolvem os princípios de objetos tri-dimensionais (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Sólidos geométricos são formas tri-dimensionais que possuem altura, largura e comprimento. Algumas formas geométricas comuns são esferas, cubos, cones, cilindros, pirâmides e prismas retangulares e triangulares. É importante que alunos identifiquem formas tri-dimensionais e suas propriedades, já que vivemos em um mundo também tri-dimensional.

Outras pessoas estão lendo

Caça à forma

Utilizando pequenos objetos manipuláveis de formas tri-dimensionais, introduza sólidos geométricos a seus alunos. Peça a eles que escolham um parceiro. Cada grupo deve encontrar um exemplo do mundo real de suas diferentes formas: cones, esferas, pirâmides, cubos, cilindros, e prismas retangulares. Os alunos devem encontrar objetos ao redor da sala que representem cada forma. Faça com que escrevam os nomes dos objetos e combinem cada forma próxima ao nome correto. Se precisar de uma lista de exercícios para acompanhar essa atividade, veja a seção Recursos. Essa atividade é apropriada da segunda à quarta série.

Revestimento e rede de formas

O revestimento de uma forma é feito dos ângulos e faces que formam o exterior da forma tri-dimensional. A rede é um modelo bi-dimensional que pode ser dobrado para fazer uma forma tri-dimensional. Imprima as redes ou mostre a seus alunos através da Internet. Veja o artigo na seção Recursos para uma página com formas disponíveis. Apresente uma forma em malha para seus alunos. Peça que adivinhem que formas tri-dimensionais podem ser feitas através dessa rede. Repita o processo com outras redes. Para ampliar a atividade, faça com que eles criem suas próprias redes, ou imprima redes e faça com que eles as dobrem para criar as formar tri-dimensionais apropriadas. Essas atividades são úteis para terceiras e quintas séries.

Gráfico de solidos geométricos

Essa atividade é ideal para introduzir formas tri-dimensionais para alunos do jardim de infância. Peça aos alunos que escolham um parceiro para essa atividade. Forneça a cada par de alunos 12 sólidos geométricos manipuláveis, e instrua-os a organizar os objetos por forma. Uma vez que os objetos estejam organizados, pergunte se conhecem os nomes de alguma das formas. Discuta os nomes das várias formas tri-dimensionais. Inspecione cada grupo para descobrir quanto de cada forma eles têm. Diga à turma que você usará um gráfico para representar o número de formas para toda a turma. Crie um gráfico usando um esteira gráfica ou um quadro gráfico e imagens de cada forma.

Eu já vi essa forma antes

Essa atividade é ótima para ensinar as propriedades das formas tri-dimensionais a alunos, do jardim de infância à segunda série. Permita que os alunos escolham um parceiro para essa atividade. Dê a cada par de alunos um kit de sólidos geométricos. Pergunte a eles o que percebem em cada forma, como quais são aquelas que rolam e quais não. Explique que os lados que não rolam são faces. Mostre a eles quais partes são cantos e quais são pontas. Faça com que cada grupo crie uma tabela com o nome e a imagem da forma, o número de cantos que cada uma possui e o número de extremidades. Aprender essas propriedades pode ajudá-los a reconhecer as formas.

Atividades adicionais

"Bingo de formas tri-dimensionais" pode ajudar as crianças a reconhecer formas sólidas. Veja o artigo na seção Recursos para cartões imprimíveis de bingo de sólidos geométricos. "Combinação de formas" é um ótimo jogo de reconhecimento e memorização. Imprima dois cartões de cada forma. Os alunos jogam o jogo misturando os cartões e deixando-os com a face voltada para baixo. O primeiro jogador vira duas cartas aleatórias. Se elas forem combinantes, ele pode ficar com as cartas. Se não, é a vez do próximo jogador. O jogador que fizer o maior número de combinações ganha. Veja a página na seção Recursos para fotos imprimíveis para fazer o jogo de combinações. "Slap Shape" é jogado colando várias formas em uma cortina de banheiro para criar um tapete de aprendizado. Cada aluno tem um mata-moscas. Quando o professor disser o nome de uma forma, o aluno encontra a imagem e a acerta. Veja a seção Recursos para imagens para esse jogo. "Eu vejo" é facilmente jogado com formas 3D. Cada aluno tem sua vez de ver um objeto na sala e dizer que forma ele vê. Por exemplo, o aluno vê uma borracha e diz "eu vejo um prisma retangular", e os outros alunos tentam adivinhar o que ele está descrevendo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível