Educação e ciência

Atividades com fotocolagem para crianças da pré-escola

Escrito por tia benjamin | Traduzido por vanessa magela da silva santos
Atividades com fotocolagem para crianças da pré-escola

Com a devida supervisão, até mesmo as crianças mais jovens podem operar uma câmera digital

girl photo image by Vladislav Gajic from Fotolia.com

Alunos da pré-escola irão adorar fazer colagens, picando e cortando fotografias coloridas. As colagens são facilmente adaptáveis como complemento ​do plano de aula ou mesmo como atividade principal para pré-escolas. Expor de forma destacada as colagens na sala de aula permite que as crianças apreciem seus trabalhos, proporcionando-as motivação e expectativas referentes à atividade.

Outras pessoas estão lendo

Família

As crianças podem criar uma colagem na cartolina usando fotografias de seus familiares que eles irão trazer de casa. Além das fotografias, os alunos irão fazer as legendas, cortando e colando palavras (mãe, pai, família) e colocando junto à colagem. Quando terminarem suas artes, exponha-as na sala de aula. Essa atividade é bastante útil no início de um novo ano escolar, quando as crianças podem ser mais propensas a sofrer com a ansiedade pela separação de seus pais. As crianças podem aliviar a sua ansiedade ao ver os rostos de suas famílias na sala de aula.

Formas

As crianças podem usar uma câmera digital para tirar fotos do seu cotidiano, e com elas criar colagens para cada forma (triângulo, quadrado, círculo, retângulo). Por exemplo, um quadro-negro, uma régua e o escorregador do parquinho, podem todos ser utilizados na criação de um cartaz com o tema de retângulo. As crianças vão gostar de usar a câmera digital e ao mesmo tempo vão aprender a identificar várias formas.

Cores

As crianças podem criar colagens em várias cores (vermelho, verde, azul, amarelo). Os alunos terão de escolher fotos de objetos relacionados às cores escolhidas a partir de várias fotografias fornecidas pelo professor. Peça às crianças que cortem os objetos para colocá-los no cartaz. As crianças também podem colocar palavras em suas colagens, cortando e colando as palavras da cor que elas estão estudando, ou usando letras de forma para escrever a palavra na cartolina.

Alternativas para a cartolina

Cartazes são uma maneira tradicional de criar e expor as colagens em um sala de aula. As crianças também podem gostar de fazer outras atividades de artesanato com colagem. Os alunos podem criar seus próprios álbuns de fotografia (por exemplo, de suas férias de verão ou uma viagem de campo) com as fotografias dos lugares que visitaram e as atividades das quais elas participaram. As crianças podem transformar uma colagem menor em um quebra-cabeças, criando uma colagem em uma cartolina do tamanho de uma carta e, em seguida, laminando-a e cortando-a em forma de peças de quebra-cabeças. Outra alternativa são as colagens bidimensionais, que seriam para os alunos criarem uma caixa de lembranças, joias ou uma arca do tesouro. Cada criança terá que trazer uma caixa de sapatos de casa e decorá-la com fotografias. A caixa poderá ser envernizada para maior durabilidade.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media