Atividades de geografia para crianças do jardim de infância

Escrito por patti richards Google | Traduzido por luis felipe paulino carmelo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de geografia para crianças do jardim de infância
Faça atividades práticas para ajudar as crianças do jardim de infância a aprenderem sobre a geografia (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Os alunos de jardins de infância precisam de atividades práticas para melhorar a aprendizagem. A geografia dá aos professores a oportunidade de deixar os alunos sujarem as mãos. Usar tipos diferentes de aulas vai ajudar os alunos a fazerem conexões na literatura, na escrita, nos estudos sociais e ciências. Peça a ajuda de pais no centro de aprendizagem, na organização das atividades, na supervisão de estudantes e na limpeza.

Outras pessoas estão lendo

Modelando geografias

Após a introdução das formas do relevo para os alunos, sugira a eles usar massa de modelar para representar um acidente geográfico de sua escolha. Use isso como uma atividade central através da criação de várias mesas com maquetes de relevo, montanhas, vales, planaltos, desertos, etc. Coloque em cada mesa alguns itens que pertencem àquele cenário, como árvores, cactos e rochas e deixe que os alunos decorem suas próprias obras. Peça aos estudantes que girem ao longo das mesas, para que cada aluno tenha a possibilidade de ver todos.

Bolos de lama

As crianças do jardim de infância podem criar seu próprio lanche representando camadas da crosta da Terra com alimentos. Voluntarie pais para organizarem diversas estações de comida, com os seguintes itens: biscoitos de chocolate esmagados, biscoitos salgados esmagados, passas para simular rochas, pudim de chocolate para simular a lama e gomas de mascar, que servem para uma decoração divertida. Em cada estação, os alunos adicionam uma camada e falam o que ela representa. Quando todos os alunos tiverem feito, dê-lhes colheres para que eles possam desfrutar de sua criação da Terra. Se sua escola tiver alguma restrição alimentar, adeque o cardápio para não fugir da nutrição adequada.

Montanhas de chantili

O chantili é uma maneira divertida e fácil de criar formas de relevo para alunos de jardim de infância. Essa é uma atividade rápida que pode ser usada depois de ler uma história para o grupo sobre cada tipo de relevo que você está estudando. Atenha-se aos que podem ser facilmente formados com chantili, como montanhas, planaltos, rios e vales. Depois de cada história, use uma lata de creme de chantili para fazer o relevo que você leu sobre uma mesa perto do círculo da história. Os alunos vão se divertir assistindo-o criar cada forma e explicando sobre o que é preciso fazer para torná-la o mais parecida possível com uma montanha, planície, etc.

Fazendo um mapa

Este projeto incentiva as crianças a pensarem sobre onde eles vivem e quais formas de relevo podem encontrar em sua área. Os alunos devem trabalhar juntamente com suas famílias para criarem um mapa do que veem no caminho até a escola. Podem desenhar projetos simples de mapas e adicionar imagens de árvores, casas, pedras, morros e qualquer outra coisa que possa ser considerada uma paisagem. Essa atividade estimula os estudantes a pensarem sobre onde eles vivem e com que a Terra ao redor deles se parece.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível