×
Loading ...

Atividades de jardinagem e plantas para pré-escolares

Atualizado em 29 agosto, 2018

A maioria das crianças passa bastante tempo na frente do computador e come muita porcaria. Se você conseguir introduzir coisas saudáveis, como vegetais e jardinagem, enquanto ainda estão na pré escola, elas poderão crescer e se tornar adultos mais saudáveis. Leve o seu filho para fora de casa para falar sobre jardinagem e vegetais para que ele possa associar que sair é melhor para ele.

Encoraje os pais a plantar com as crianças em casa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Contando salada

Combine habilidades matemáticas e lições de vegetais criando uma salada que contenha 10 tipos de vegetais. Cada ingrediente deve preencher um número. Por exemplo, use um pé de alface, dois pimentões e três tomates. Corte os vegetais na metade caso seja necessário para alcançar números maiores. Arrume os ingredientes em uma ordem não numérica e chame a criança para organizá-los do menor número para o maior. Corte todos os vegetais em pedaços pequenos e aproveite a salada. Eles também podem ser misturados com macarrão.

Loading...

Aprendendo a cuidar

Ensine às crianças como cuidarem de plantas por meio de um experimento. Convide-as para ajudar a plantar sementes de vegetais em dois potes. Coloque um pote ao lado da janela e ajude a criança a aguá-lo. Posicione o outro em uma área escura e deixe-o sozinho. Peça para os alunos da pré-escola para adivinharem o que acontecerá com as duas plantas. À medida que os dias forem passando, eles serão capazes de ver que a única planta que florescerá é a que está sendo cuidada.

Explorando cores

Os vegetais e as plantas nascem em todas as cores do arco-íris, então podem ser usados para ensinar às crianças sobre cor. Dê-lhes revistas de cozinha ou jardinagem e peça para que elas procurem imagens coloridas de plantas e vegetais. Assim que cortarem essas figuras, peça às crianças para nomearem cada cor e dividir as imagens em grupos de cores semelhantes. Se você tiver acesso a um jardim, leve a criança para fora junto com pedaços de papel colorido. Diga para as crianças carregarem seus papéis pelo jardim até encontrarem uma planta que combine.

Projetando um jardim

Ajude as crianças a projetarem seus próprios jardins, fazendo com que elas desenvolvam um "dedo verde". Mostre algumas imagens de jardins para inspiração, então passe folhas grandes de papel branco e giz de cera. Convide cada criança para desenhar seu jardim. Encoraje-a a fazê-los mais elaborados que apenas filas de plantas. Os alunos podem incluir árvores, pedras, bancadas e qualquer tipo de planta que quiserem. Peça às crianças para pensarem cuidadosamente sobre onde posicionam cada planta. Por exemplo, roseiras grandes podem exceder pequenas plantas caso ambas estejam muito próximas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...